Nesta sexta-feira, 25/11, é celebrado internacionalmente o Dia da Não Violência contra a Mulher. Desta forma, a Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Assistência e Desenvolvimento Social de Fartura, preparou um conteúdo especial para que os moradores conheçam mais sobre o assunto e possam assim, ajudar mulheres que sofrem algum tipo de violência.
A violência física, psicológica e o assédio sexual são alguns exemplos desses maus tratos. De acordo com as estatísticas, uma em cada três mulheres sofre de violência doméstica. A violência contra a mulher é uma questão social e de saúde pública; não distingue cor, classe econômica ou social, e está presente em todo o mundo.
O dia 25 de novembro foi escolhido em homenagem às irmãs Patria, María Teresa e Minerva Maribal, que foram violentamente torturadas e assassinadas nesta mesma data, em 1960, a mando do ditador da República Dominicana Rafael Trujillo. As irmãs dominicanas eram conhecidas por “Las Mariposas” e lutavam por melhores condições de vida na República Dominicana.
As mulheres que sofrem violência normalmente estão nessa situação porque o agressor já a sensibilizou, manipulou e agrediu de tal forma que a mesma se sente dependente dele e que suas ações e atitudes são erradas. Muitas dependem financeiramente do agressor, têm filhos, não podendo arcar com despesas sem o agressor – que na maioria das vezes é o parceiro com quem tem laços, afeto.
Em Fartura, as vítimas de violência são atendidas pela equipe da Proteção Social Especial, localizada na rua Dr. Castro n° 205, na Coordenadoria de Assistência Social. Esses atendimentos buscam minimizar os danos da violência.
Não tenha medo de denunciar. Os canais são o 180, Disque Denúncia 181, Disque 100 ou 190. Lembrando que o sigilo é absoluto.
#AssistênciaSocial #DiaNãoViolência #Mulher #Campanha #Denuncie #Prefeitura #CuidandoDaNossaGente