Lote com imunizantes solicitados, da marca Coronavac, será utilizado a partir desta quinta-feira (20), completando o esquema vacinal em atraso; moradores serão acionados, mediante cadastro, para agendamento da segunda aplicação
Mais doses de esperança estão chegando a Fartura. O município já recebeu parte das segundas doses da vacina contra a Covid-19. O novo lote solicitado traz imunizantes da marca Coronavac, que serão utilizados a partir desta quinta-feira (20), completando o esquema vacinal em atraso, diante do déficit na entrega pelo próprio Instituto Butantã. Mais unidades serão recebidas na próxima semana.
O Coordenador de Saúde, Renan Oliveira, informa que os moradores serão acionados, mediante cadastro, para agendamento da segunda aplicação. Caso algum munícipe ainda não tenha feito a solicitação, basta entrar em contato com a Pasta ou unidades de saúde, com nomes e contato. É fundamental portar o comprovante da primeira aplicação.
Ele destaca a importância de que todos os moradores tomem o reforço para que não seja comprometida a eficácia das aplicações da primeira dose.
Segundo entrevista disponibilizada no portal Estadão, Paola Minoprio, doutora em Imunologia pela Universidade Pierre e Marie Curie (França), informa que não há grandes problemas em atrasar um pouco a segunda dose. “O sistema imunológico não conhece dias, conhece processamento. Se o reforço atrasar um pouquinho, não tem problema, porque o sistema será capaz de reconhecer esse reforço e de preparar a resposta”, diz.
Ela explica que os estudos da Coronavac analisaram um intervalo de 14 dias entre a primeira e a segunda dose. No entanto, tomar a segunda dose até seis semanas após a primeira não deve trazer prejuízos.
Mais informações: (14) 3308-9400