Em 25 de maio, lembramos dos trabalhadores do campo, que alimentam o progresso de Fartura e de todo o país; em 2020, a Coordenadoria de Agricultura atendeu mais de 100 produtores rurais com serviços agrários, entre preparo de solo, manejo de solo e plantio. PIB do agronegócio teve crescimento recorde de 24,31% em 2020
O município de Fartura tem forte vocação para pecuária de leite e de corte, além da tradição na cafeicultura, o que torna o Trabalhador Rural tão importante no crescimento econômico farturense e de todo o país. Somente em 2020, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio obteve crescimento recorde de 24,31%, mesmo diante de crise econômica gerada pela pandemia do Coronavírus.
Hoje, dia 25 de maio, é comemorado o Dia do protagonista de toda essa batalha: o Trabalhador e Trabalhadora Rural. A comemoração foi instituída pelo decreto de lei 4.338, de 1º de maio de 1964, em homenagem às pessoas que trabalham no campo e têm como marco a morte do deputado federal Fernando Ferrari, que ocorreu no dia 25 de maio de 1963. Fernando foi um dos políticos mais engajados na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais e questões sociais.
Fartura é parceira do produtor rural. A Coordenadoria de Agricultura atende um grande número de produtores com serviços agrários, preparo e manejo do solo e plantio. Atualmente, o engenheiro agrônomo Bruno Henrique Pilegi informou que faz o acompanhamento rotineiro e assistência técnica a mais de 50 produtores (propriedades) rurais. “Do ano passado para cá, foram realizadas mais de 60 coletas e análises de solo para o produtor rural”, frisa. Foram atendidas também, várias propriedades com dimensionamento e demarcação de curvas em nível, prática extremamente importante para a conservação de solo.
A Prefeitura, através da Coordenadoria, deseja que no dia de hoje, a vontade de produzir seja maior do que qualquer obstáculo no caminho. “Que o trabalhador rural possa sentir a gratidão de alimentar o mundo”, frisou o engenheiro Bruno. A Prefeitura de Fartura agradece a todos os trabalhadores rurais do município, que mesmo em meio a pandemia e grande estiagem, são guerreiros e seguem empenhados, trabalhando para produzir e colher alimentos, colaborando desta forma, com o desenvolvimento e sustentabilidade de Fartura.