Crianças e jovens poderão fazer parte da equipe. Idealizadores informam que projeto de implantação está na fase de aprovação da documentação e que atividades serão remotas, de início, devido à pandemia
O movimento juvenil mundial, educacional, voluntariado, apartidário e sem fins lucrativos, conhecido como “escoteiros” ou “escotismo” está sendo instalado no município de Fartura. A implantação conta com o apoio da Prefeitura, por meio do prefeito Luciano Filé; chefe de Gabinete, Carlos Magno; coordenadores da Educação, Tania Pereira e da Cultura, Bruno de Souza.
O Grupo Escoteiro já recebeu denominação, tornando-se “Pérola do Vale” e a sede será na Organização Social de Atendimento ao Adolescente Farturense (OSAAF), de acordo com parceria estabelecida com a Diretoria da entidade. Lá funcionava a antiga guarda mirim do município.
Os idealizadores são os chefes Rafael Sígolo Vieira, Gislaine de Oliveira e Luciana Cruz. “Chefe é a forma como os escotistas são carinhosamente chamados”, explicam. A formação no município de Fartura conta com apoio de Patrícia de Oliveira, que é a Akelá (chefe da seção do Ramo Lobinho), Cássia Teodoro dos Santos e Marcus Garbelotti, que já atuavam na importante função de pais de apoio no movimento.
De acordo com os integrantes do Grupo, a instalação está em fase de aprovação da documentação devido à pandemia; assim que concluída a tramitação e quando estiver formalmente criado, as crianças, de 6 anos e meio até os jovens de 21 anos de idade incompletos, poderão se inscrever para fazer parte.
O Grupo Escoteiro “Pérola do Vale” consiste em um movimento feito por jovens e para jovens, com a orientação e colaboração de adultos, unidos por um compromisso livre e voluntário. “Trata-se de um movimento no qual crianças a partir de seis anos e meio, até jovens de todas as idades, têm a oportunidade de se desenvolverem socialmente baseado em valores, respeito, amizade, fraternidade e no amor pela natureza”, explicam os idealizadores Rafael, Gislaine e Luciana.
No Estado de São Paulo, o Grupo já foi implantado em mais de 360 comunidades. A equipe lembra que, em razão do coronavírus, as atividades serão realizadas inicialmente de forma remota e que as reuniões para a instalação no município de Fartura acontecem de forma virtual.