Encerrando seus ciclos como coordenadoras dos principais setores da administração pública em Fartura, que é a Educação e a Saúde, a professora Jovana Leite Dognani e a enfermeira padrão Regiane Medeiros foram convidadas pelo prefeito eleito de Itaí, José Ramiro (PSDB), para assumir, a partir de janeiro, as secretarias no município.
Em entrevista ao Jornal Nova Voz na segunda-feira (21), Jovana confirmou que vai se afastar do cargo de professora na Escola João Batista de Oliveira para assumir o desafio de coordenar o setor da Educação em Itaí.
“Eu recebi a visita do prefeito eleito de Itaí, José Ramiro, do seu vice Eduardo e da esposa Daiane que me deixou muito feliz, pois não os conheço, não são pessoas do meu convívio, círculo de amizades e não tenho nenhum vínculo com eles, o convite partiu pelo meu trabalho desenvolvido no município de Fartura, então fiquei lisonjeada com relação a isso, pois é um reconhecimento muito grande”, contou Jovana.
“Lá é uma secretaria e Itaí tem o dobro da população de Fartura. É um município que a gente quando estava frente a Undime (União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação) ou frente a Amvapa (Associação dos Municípios do Vale do Paranapanema) com as dirigentes municipais e todas as secretárias que por lá passaram, funcionários do setor nós tínhamos muito contato”, complementou.
Jovana ficou no cargo de coordenadora da Educação do município de Fartura durante oito anos e fez questão de agradecer todos os professores e funcionários da pasta, como também servidores de outros setores da administração. Também fez um agradecimento especial ao prefeito Tinho Bortotti pela confiança e autonomia dada a ela para executar os trabalhos frente ao setor.
SAÚDE
Já Regiane Medeiros informou que participou nesta semana de uma reunião de transição do governo em Itaí. O convite para assumir a secretaria da Saúde partiu também do prefeito eleito José Ramiro, o qual obteve informações sobre o reconhecimento entre os gestores da DRS 6 (Departamento Regional de Saúde de Bauru), após todo o resultado obtido com a melhoria da saúde em Fartura.
Ela iniciou seu trabalho no município farturense em maio de 2015. Em entrevista para o jornal Sudoeste do Estado, Regiane abriu seu coração e contou sobre a sensação de missão cumprida.
“Durante esses anos a frente da coordenadoria da saúde de Fartura eu atuei também como representante dos 17 municípios do Vale do Jurumirim no Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo), além de ser membro representante do Vale do Jurumirim, na Rede de Cuidado às Pessoas com Doenças Crônicas e na Rede de Mortalidade Materno Infantil, entre outras representatividades importantes, ressaltando a Saúde de Fartura para o Estado de São Paulo. Sempre estive muito atenta às necessidades da população”, ressaltou Regiane.
Para a gestora, o mais importante foi conseguir que mais áreas fossem cobertas pela Estratégia de Saúde da Família (ESF), a do Bela Vista e do São Caetano. Se não bastasse isso, Fartura foi contemplada com a Planificação do SUS (Sistema Único de Saúde), quando Regiane pôde oferecer capacitação para todos os funcionários da Saúde.
Outra conquista importante foram as aquisições das duas UTI móvel, que através da doação de uma ambulância pelo Estado e outra comprada com emenda e recurso próprio, Regiane correu atrás e conseguiu a adaptação e ambas foram devidamente equipadas para atender a população. Também vale ressaltar quem em sua gestão, necessidades que estavam na fila de espera foram sanadas, com os mutirões de cirurgia e consultas, além da renovação da frota, proporcionando maior segurança e conforto para os pacientes, entre outras conquistas.
Mas seu desafio maior foi a pandemia, quando instalou o plano de enfrentamento da covid-19 em Fartura, transformando o ESF São Caetano em posto de referência para a população e oferecendo todas as condições de tratamento propostas pelo Ministério da Saúde.
“Agradeço a confiança do prefeito Tinho e do seu vice Pedro, toda a equipe da saúde de Fartura e toda a população. Agora tenho uma nova missão em minha vida de assumir a Secretaria Municipal de Itaí e estou determinada a enfrentá-la com muita garra e coragem, ainda mais fortalecida após toda a aprendizagem que obtive desempenhando o papel de coordenadora da Saúde de Fartura”, frisou.
Por fim Regiane diz que ainda muito tem a ser feito na saúde de Fartura e deseja sucesso para a nova coordenadora da Saúde.
PREFEITO DE ITAÍ
Ao ser procurado pela reportagem, o prefeito eleito de Itaí, José Ramiro falou sobre o convite feito as duas profissionais que atuam em Fartura.
“Surgiu pelo fato de nós analisarmos os índices da cidade de Fartura, tanto Educação quanto Saúde, da Firjan - Sistema S, onde mostra Fartura na Educação no topo com pontuação máxima e Saúde quase beirando a pontuação máxima. A gente também ouviu pessoas que estão na área, na coordenação ou secretariado da Educação e Saúde, para não perdermos tanto tempo nesse período tão delicado da pandemia”, contou José Ramiro.
Ele fez questão de enaltecer o profissionalismo de ambas em suas áreas.
“A Jovana é uma baita profissional e já trabalhou no consórcio dos municípios, a Amvapa Educa. A Regiane na Saúde tem muitas boas referências do trabalho feito. Então decidimos assim pela qualidade, pelos índices e pelas metas que ambas cumpriram, pelos índices que hoje Fartura se encontra nessas duas áreas. A gente está muito feliz acreditando no trabalho das duas, esperando que elas possam desenvolver com toda a autonomia o trabalho na nossa cidade de Itaí”, destacou José Ramiro.
- Itaí
- Política