A Prefeitura de Fartura continua dando ênfase à Educação Ambiental e levando aulas específicas sobre o tema até os alunos, que fazem parte da rede municipal de ensino e para os que estão matriculados nas entidades filantrópicas. A proposta faz parte de uma parceria formada pelas Coordenadorias de Educação; Agricultura e Meio Ambiente com a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura).
Orientações são ministradas pela educadora ambiental, da Coopera Fartura, Isabela Mendes. Neste mês de maio, a profissional conta que já esteve nos Centros de Educação Infantil Professora Ângela Carvalho Louvison e Presbiteriano Independente. Também passou pela Organização Social de Atendimento ao Adolescente Farturense (OSAAF) e falou para as atendidas do Grupo Assistencial as Meninas e Adolescentes (GAMA).
Na rede municipal, a educadora informou que trabalha dentro do planejamento curricular, levando informações sobre “Recursos Hídricos” para os alunos. Isabela explica a todos sobre a importância do descarte correto de resíduos e danos causados ao Meio Ambiente pelo descarte irregular, principalmente de resíduos especiais, como pilhas e baterias, que possuem em sua composição metais pesados, altamente tóxicos ao ser humano e ao Meio Ambiente. A educadora destaca que a entrega nos pontos de coleta, como na Chácara Municipal ou na Prefeitura é imprescindível.
A coordenadora de Agricultura e Meio Ambiente, Patrícia Garcia, divulgou que ensinar as crianças a respeitar o meio ambiente traz muitos benefícios pessoais. “Assim, podem desenvolver a empatia e a economia. Empatia, porque elas conseguem se colocar no lugar da planta ou animal que está sendo maltratado e se sentem sensibilizadas em relação a eles. E economia porque aprendem a reutilizar e reciclar”, destaca.
“Agradeço ao prefeito Luciano Filé que apoia essas parcerias e iniciativas”, frisa. Patrícia informou que outras ações estão sendo planejadas pela Pasta, para serem implementadas junto aos alunos das escolas da rede municipal, filantrópicas e estaduais, nos próximos meses.
- Fartura
- Geral