Fartura foi considerada, segundo o IDSC - BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil), a 35ª cidade mais sustentável do Brasil, de um total de 5.570 municípios. Para chegar a este resultado, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), foram levados em consideração, como Erradicação da pobreza, Fome zero e agricultura sustentável, Saúde e bem-estar, Educação de qualidade saúde, Igualdade de gênero, Água limpa e saneamento, Energia limpa e acessível, dentre outros.
No total, Fartura obteve 62,02%. O levantamento fez do Brasil, o primeiro país do mundo a mapear o nível de engajamento das suas cidades. A Administração está atenta aos índices que precisam ser melhorados para avançar mais quanto aos ODSs da Agenda 2030.
“Recebemos com muita alegria mais uma boa notícia para nossa população, Fartura aos poucos torna-se protagonista e referência para outros municípios”, destaca o prefeito Luciano Filé. “Temos muito trabalho pela frente e muitas coisas boas para divulgar a todos os farturenses que acreditam em nossa administração”, acrescenta. “Chegaremos onde sonhamos”, conclui Filé.
Vale destacar que na primeira colocação está São Caetano do Sul, na mesorregião Metropolitana de São Paulo. Das 50 cidades melhores ranqueadas, 42 são paulistas, cinco de Minas Gerais, duas de Santa Catarina e uma do Paraná. Fartura ficou a frente de cidades como Assis (42ª), Araraquara (48ª) e Balneário Camboriú-SC (49ª). Da região Sudoeste do Estado, somente o município de Taguaí (5º Lugar) consta também na lista entre as 50 cidades mais sustentáveis do país.
Os dados podem ser consultados pelo link: https://idsc.cidadessustentaveis.org.br/profiles/fartura-SP
- Fartura
- Geral