Data de conscientização foi no último dia 27 de julho e todos os pacientes que passaram por consultas odontológicas nas unidades de Saúde, foram avaliados de forma preventiva pelo setor de Saúde Bucal; Campanha “Pré-natal Odontológico” também acontece no município, com foco na saúde de gestantes
A Coordenadoria de Saúde de Fartura, por meio da encarregada de Saúde Bucal, Kesia Nochelli, está promovendo campanha de conscientização acerca da prevenção, diagnóstico e tratamento de cânceres de cabeça e pescoço. De acordo com a dentista, o dia de conscientização foi celebrado em 27 de julho e todos os pacientes que passaram por consultas odontológicas nas unidades de Saúde, foram avaliados de forma preventiva pelo setor de Saúde Bucal.
Os tumores de cabeça e pescoço são uma denominação genérica do câncer que se localiza em regiões como boca, língua, palato mole e duro, gengivas, bochechas, amígdalas, faringe, laringe (onde é formada a voz), esôfago, tireoide e seios paranasais.
Incidência
Segundo Kesia, a proposta da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço é que o Dia Mundial do Câncer de Cabeça e Pescoço aconteça anualmente, com o objetivo de lembrar a data e reforçar a necessidade da prevenção e cuidados.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer, o câncer de tireoide é o mais incidente dentre os cânceres de cabeça e pescoço em mulheres, ocupando o quinto lugar de incidência no Brasil, atrás dos cânceres de mama, cólon, colo do útero e pulmão.
Segundo levantamento do Inca, o câncer de boca, laringe e demais sítios é hoje o segundo mais frequente entre os homens, atrás somente do câncer de próstata.
Causas
O consumo de cigarros, álcool, má higiene bucal, além de infecção viral pelo vírus do papiloma humano (HPV), assim como o consumo de bebidas quentes, exposição excessiva ao sol, à poeira e infecção pelo vírus Epstein-Barr (EBV) são fatores de risco para o desenvolvimento de tumores.
Tratamento
Cada tratamento dever ser individualizado, de acordo com o tipo de câncer e estágio. Cirurgia, radioterapia, quimioterapia e iodoterapia estão entre as principais formas de tratamento para os cânceres de cabeça e pescoço. O diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura dos cânceres de cabeça e pescoço. O diagnóstico tardio, que ocorre em 60% dos casos, deixa sequelas no paciente.
Para mais informações, os pacientes podem entrar em contato com a Saúde Bucal por meio do telefone (14) 3308-9403.
Campanha “Pré-natal Odontológico”
A encarregada do setor, Kesia Nochelli, informou que a Saúde Bucal lançou a Campanha “Pré-natal Odontológico”, com o objetivo de tratar e prevenir doenças bucais das gestantes, além de orientá-las sobre os cuidados que serão necessários com o bebê.
As futuras mamães podem procurar uma das unidades de Saúde do município, às terças-feiras, preferencialmente no período da manhã. Desta forma, a equipe poderá identificar alterações hormonais, microbianas e metabólicas típicas e que acontecem com frequência neste período, favorecendo o aparecimento de infecções periodontais (gengivais), que podem estar associadas à algumas complicações obstétricas, como o parto prematuro e a pré-eclâmpsia. “Não podemos dizer que a infecção periodontal causa qualquer complicação, mas, sim, que é um fator de risco”, frisa Kesia.
De acordo com a profissional, o recomendado é que sejam feitas visitas ao dentista antes da gravidez para que possíveis problemas, já existentes, sejam identificados e tratados. A dentista lembra que, à medida que a gestação evolui, preferencialmente no terceiro trimestre, é hora de começar a esclarecer dúvidas a respeito da saúde bucal do bebê.