Na última quinta-feira, dia 31 de março, a cidade de Fartura completou 131 anos de emancipação político-administrativa. E comemora suas muitas conquistas e histórias nesses anos.
A história conta que em 31 de março de 1891 a Freguesia de Nossa Senhora das Dores foi elevada à categoria de município pela Lei nº. 145, tendo como seu primeiro prefeito Hilarino Nogueira de Oliveira, que exerceu seu mandato de 1º de junho de 1893 até 9 de novembro de 1894.
Porém, é descrito que a cidade começou a se desenvolver um pouco antes, quando por volta de 1875, o senhor Manoel Remígio Viana doou terras para o crescimento populacional.
Mas, só em 1880 município começou a tomar contorno com a construção de uma Igreja. Logo em 7 de fevereiro de 1884, a Lei nº. 5 do Governo do Estado criou a Freguesia de Nossa Senhora das Dores, ligada ao termo de Itaporanga.
E assim, o novo município foi crescendo, ganhando novos habitantes, casas, comércios, escolas, e muito mais, sendo uma das cidades mais desenvolvidas da região.
PRIMEIRO HABITANTES
Como se contam as histórias, os primeiros habitantes das terras farturenses foram os índios Caiuás, da família Tupi Guarani, em seguida seu território começou a ser habitado por imigrantes, os quais logo perceberam a excelente terra roxa onde tudo que se plantava dava, presente no local e a abundância de peixes no ribeirão que cortava o município, devido a isto as terras receberam o nome de Fartura.
PONTE DIVISA COM PARANÁ
E por volta da década de 50, veio um dos divisores de águas para o progresso, sendo o amplo projeto de represamento das águas do Rio Itararé que limitava Fartura, no estado de São Paulo, a Carlópolis, no estado do Paraná.
Sobre o rio havia uma ponte de madeira feita em 1915, que deu lugar a uma extensa e alta ponte de concreto a ser inaugurada em 30 de janeiro de 1969, hoje denominada ponte “Prefeito Benedito Garcia Ribeiro”, prefeito que acompanhou todo o trabalho de construção da obra.
ÍNDICES DA CIDADE
De acordo com o site IBGE cidades, no último censo populacional realizado no ano de 2010, a cidade tinha 15.320 mil habitantes; mas um levantamento de população estimada no ano de 2021, apontava 16.102 mil moradores.
Em 2010 a cidade ainda foi apontada como tendo um Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) de 0,732 um dos maiores de toda a região.
O Produto Interno Bruto (PIB) per capita em 2019 era de R$ 23.454,33, também destaque na região.
Fartura faz parte da região intermediária de Marília; região imediata de Piraju; mesorregião de Assis; e microrregião de Ourinhos.
- Fartura