Administração Municipal busca avançar com políticas exclusivas voltadas ao Meio Ambiente. Lançado em 2007, o PMVA tem como propósito medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios
Avançando cada vez mais com as políticas públicas voltadas ao meio ambiente, a Prefeitura de Fartura, aderiu neste ano de 2022, às diretrizes do Programa Município Verde Azul (PMVA), do Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.
Para a consecução do seu objetivo, o PMVA oferece capacitação técnica aos interlocutores indicados pela municipalidade e, ao final de cada ciclo anual, publica o “Ranking Ambiental dos municípios paulistas”. Para a engenheira ambiental da Prefeitura, Nanúbia Barreto, trata-se de um avanço imenso para Fartura.
Na terça-feira, 2 de agosto, os integrantes do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA) realizaram mais um encontro na Prefeitura e, decisões importantes foram tomadas pelo Setor de Meio Ambiente. Na ocasião, foi apresentado aos conselheiros as diretrizes do PMVA.
Estiveram presentes representantes da Prefeitura, Câmara, Associação Comercial e Industrial de Fartura (ACIF) e Larissa Gabriela Barbosa da sociedade civil. A participação ativa de membros do COMDEMA traz diversas vantagens e permite que a população civil tenha voz direta nas decisões. “Convidamos a todos para participar destes encontros e se inteirar também sobre o PMVA”, destaca a presidente do CONDEMA, Kamila Pontello Marcato de Andrade. No encontro, também são colocadas em pautas solicitações de cortes de árvores.
#PrefeituraFartura #CuidandoDaNossaGente #HortaAlimento #MeioAmbiente #PMVA #MunicípioAgro