Quanta lembrança boa Fartura nos traz. Quero repartir com você algumas relíquias de nossa cidade, que pouca gente conhece e sendo lembranças de nossa gente, de nossa terra, não podemos ter memória curta (História de Fartura, de João Jacques Ribeiro do Valle). Vejamos: Onde hoje está o restaurante Refúgio, Barão com a Luiz Ribeiro, foi construída a primeira casa de Fartura coberta de telhas e pertencia ao senhor Pedro Cagnoni e dona Sebastiana Rocha Teixeira. E nos fundos foi o primeiro cemitério, por pouco tempo, transferido para o local onde hoje situa-se a Santa Casa e finalmente em l892 , transferido para o local atual. A primeira rua a ser calçada e foi com lajotas , é a subida desde o Hotel Rocha até a Praça 9 de Julho, ligação entre a Vila Nova e Vila Velha(Rua Américo Brasiliense), E por falar nessas duas vilas tão famosas, na realidade Fartura dividia-se em duas partes : a velha e a nova cidade, diferenciadas apenas porque o início do povoado foi onde hoje é a praça 9 de julho(Vila Velha).
Fartura tem 4 praças importantes, a saber :
Praça 9 de Julho, em homenagem a Revolução Constitucionalista de 1932, quando os paulistas lutaram contra a ditadura getulista. É a praça principal da cidade, onde ficava no passado , a prefeitura, o cinema, os bancos e o principal jardim com o coreto e seus caramanchões.
As outras duas praças vem em seguida, a saber : Praça Manoel R. Vianna e Praça
Deocleciano Ribeiro. A Praça Tenente Casimiro fica na Vila Nova.
Praça Manoel Remigio Vianna , antes denominada Praça da Bandeira, que compreende o Largo da Matriz e foi assim denominada pela Lei 67 de 4/4/61 da Egrégia Câmara Municipal de Fartura, constando aqui um engano, pois o nome de tão ilustre farturense é Manoel José Vianna.
Praça Deocleciano Ribeiro é aquela onde está situada atualmente Prefeitura Municipal e seus departamentos. Foi fazendeiro,farmacêutico e político em Fartura, tendo sido ainda delegado de polícia,vereador e prefeito por duas vezes.O seu nome completo é José Deocleciano Ribeiro .
Praça Tenente Casemiro fica na Vila Nova, palco no passado de armação de grandes circos que nos visitavam, e, de um pequeno zoológico ; é o outro jardim da cidade que poderia ser melhor aproveitado, pois apresenta uma vegetação exuberante!!! Tenente Casimiro foi herói da Revolução de 1932 .
O primeiro prefeito de Fartura chamava-se Hilarino Nogueira de Azevedo. Era natural da cidade mineira de Oliveira e governou a cidade no período de 01/06/93 a 09/11/94. Era homem de cor, carpinteiro de profissão, professor particular e tocava vários instrumentos, inclusive piano, tendo sido maestro da banda.
O Coronel Marcos Ribeiro, nome de nosso conceituado Grupo Escolar, foi prefeito de Fartura 04 vezes, demonstração de sua alta capacidade como político e administrador.Fartura sediou no passado o famoso e saudoso Tiro de Guerra 106, posto avançado do exército, quando os farturenses prestavam o serviço militar, extinto porque nossa região foi classificada como Zona Rural.E para encerrar, quero também deixar aqui, a minha poesia: FARTURA, “tudo que tens, que já apresentou e com certeza terás, as pessoas de todos os tempos o saberão e ano após ano,geração após geração,estaremos aqui celebrando o teu aniversário”.
Bom dia.
Professor Dijalma