Marcos Vinícius Sanches, de Cerqueira César (SP), descobriu doença no último dia 13, já em estágio avançado, e foi internado no Hospital Estadual de Bauru (SP), cidade onde estuda
Uma família de Cerqueira César, no interior de São Paulo, está fazendo uma campanha para incentivar a doação de sangue no Hospital Estadual de Bauru (SP), onde um jovem de 23 anos está internado com leucemia.
Segundo o pai, Marcos Vinícius Sanches foi diagnosticado com leucemia linfoblástica aguda (LLA), um câncer na medula óssea, no último dia 13. Com a doença já em estágio avançado, ele foi hospitalizado em Bauru, cidade onde mora para estudar arquitetura.
Desde então, Marcos passou a fazer quimioterapia e precisa diariamente da doação de plaquetas, fragmentos de células que atuam no processo de coagulação sanguínea.
"Essa semana ele chegou a duas mil plaquetas, e isso é muito baixo, porque o mínimo é 150 mil", relata o pai do universitário, Marcos Antônio Sanches.
De acordo com Marcos Antônio, o filho começou a sentir fraqueza há algumas semanas, mas, inicialmente, um médico disse que os sintomas eram causados pela falta de vitaminas. Mais tarde, o estudante passou por novos exames, que comprovaram a leucemia.
"Para ele, é um baque. Ele está no último ano da faculdade, então é complicado. Mas ele é um menino muito bom. Ele fala: calma, pai, fique calmo", explica Marcos Antônio.
O pai do jovem contou que, nesta semana, vários parentes e amigos se mobilizaram e viajaram até Bauru para doar sangue. Mesmo assim, o tratamento de Marcos ainda não tem data para terminar e é essencial que as pessoas continuem doando para repor os estoques do hospital.
"O sangue dele é O+, mas pode doar qualquer tipo sanguíneo. Essa semana, muitas pessoas foram doar para o Marcos e acabaram ajudando outros pacientes", afirma.
Como doar
As doações de sangue em Bauru são realizadas no Hemonúcleo do Hospital de Base, que fica na Rua Monsenhor Claro, 8-88, no Centro.
O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h30 e das 13h às 15h30. A partir de agosto, o hemonúcleo vai atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h, e aos sábados, das 7h às 12h.
O telefone do hemonúcleo é (14) 323104771, e os requisitos para doar sangue são:
- Ter peso igual ou superior a 50 quilos;
- Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas.
Informações: g1 Itapetininga e região