Rapaz de 19 anos tem síndrome de Duchenne e entrou em coma depois de sofrer uma parada cardiorrespiratória em Itapetininga (SP). Família quer adaptar casa para recebê-lo após a alta e também por causa do irmão do jovem, que usa cadeira de rodas.
Uma família de Itapetininga (SP) lançou uma campanha virtual para adaptar a casa onde vive ao jovem Elton Rodrigues Junior, de 21 anos, diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma síndrome neuromuscular que causa atrofia dos músculos.
Segundo a família, apesar de rara, degenerativa e sem cura, a doença não impedia o jovem, conhecido como "VJ Juninho", de realizar suas atividades e até manter um canal de música na internet.
Tudo mudou no início do mês de janeiro, quando Elton contraiu pneumonia e sofreu uma parada cardiorrespiratória, o que causou o agravamento do quadro de saúde dele.
"Foi desesperador. Quando levei ao médico, o Elton ficou desacordado e parou de respirar. Cheguei a pensar no pior, mas com muita luta ele conseguiu reagir. Hoje, depois de quase dois meses internado, meu filho está 40% recuperado, mesmo que dependendo de uma maca e em coma", contou o pai do jovem, Elton dos Santos.
Depois de quase 31 dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Dr Léo Orsi Bernardes (HLOB), o jovem foi transferido para um leito de enfermaria e continua se recuperando do coma.
Por conta disso, segundo a família, a previsão é de que Elton acorde em breve e continue o tratamento em casa.
Ao g1, o pai de Elton contou que, diante da possibilidade de alta, a casa onde a família vive precisará de adaptações nas portas, banheiros e tacos.
"A casa é antiga e, pelas condições que meu filho se encontra, acamado, precisamos fazer algumas mudanças para recebê-lo. Além dele, tenho outro filho, de 9 anos, que também tem distrofia muscular e usa cadeira de rodas. Ou seja, as adaptações também são pra ele", explicou.
Preocupado com a acessibilidade para os dois filhos, que possuem DMD, e sem condições para bancar a reforma, já que está desempregado, Elton dos Santos lançou uma campanha virtual para arrecadar R$ 15 mil.
(Link da campanha: http://vaka.me/2756931)
Fonte: G1