As escolas estaduais de Fartura, Monsenhor José Trombi e Coronel Marcos Ribeiro (Grupão) pedem que os alunos respeitem e façam as atividades escolares durante a pandemia.
Nesta semana o diretor interino do Trombi, Darley Garcia Ribeiro, que substitui a diretora Maria Izabel Lança Garcia Ribeiro, pois ela está de licença prêmio, pede que os alunos respeitem e façam as atividades escolares durante a pandemia.
“Nesta fase em que estamos vivendo de distanciamento social, devido o covid-19, é muito importante que os alunos criem uma rotina diária de estudo, que tenham apoio das famílias para que possam assistir às aulas do Centro de Mídias de Educação de São Paulo (CMSP), que façam as atividades oferecidas pelos professores, que sejam sujeitos da sua aprendizagem. Para que juntos possamos passar essa fase de maneira saudável”, destaca Darley.
Ele enfatiza que os alunos devem acessar e assistir as aulas pelo CMSP e que os professores dão suporte a estas a aulas, preparando também outras atividades que ficam disponíveis aos alunos pelo drive da escola e pelas redes sociais. Darley frisa que para os alunos sem acesso à internet, a escola faz a impressão do material, que pode ser retirada na secretaria escolar.
“É muito importante para o aluno, a rotina e o hábito do estudo diário, estes devem fazer as atividades oferecidas pelos professores, encaminharem estas atividades para a escola ou para seus professores. É imprescindível que todos, escola, família e alunos fiquem engajados para que este momento se torne algo especial em suas vidas e a aprendizagem flua da melhor maneira possível”, conclui.
Já a diretora do Grupão, Maria Inês Petrini diz que durante a pandemia a escola se mobiliza para oferecer meios alternativos de estudos para que os alunos não sejam tão prejudicados em sua jornada escolar.
“Além das aulas pelo Aplicativo do Centro de Mídias oferecidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, onde os alunos podem acessar sem custo de internet, a escola também disponibiliza as atividades complementares em pastas de cada componente curricular, pela ferramenta Google Drive. E para que os alunos tirem suas dúvidas, e se interajam com professores e colegas, há os grupos de whatssap. Também oferecemos aos alunos que não tem acesso a nenhum meio digital, materiais impressos que poderão ser retirados na escola”, explica a diretora do Grupão.
Ela conta ainda que a gestão faz um controle da participação dos alunos através de planilhas criadas pela própria equipe e preenchidas pelos professores para acompanhar o engajamento dos alunos e então, diante das observações, caso haja pouca ou nenhuma participação, entrarem contato com as famílias, procurando saber os motivos, para então orientá-las e fazer os devidos encaminhamentos.
“Esse trabalho de busca ativa dos alunos é reforçado por vídeos e textos postados nas redes sociais, produzidos por alunos, professores e gestão com o objetivo de conscientizar sobre a importância de participar das aulas. Os professores continuam participando das reuniões virtuais e semanais de formação com a professora coordenadora, com a equipe da Diretoria de Ensino e com a gestão para orientações e alinhamento das ações. Estamos disponíveis para atender as dúvidas, orientar e fazer o possível para auxiliar pais e alunos nesse momento tão delicado, quando devemos mais do que nunca unir forças”, finaliza Maria Inês Petrini.
- Fartura
- Geral