Na terça-feira (16/03), foi promovido na sede do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) Bela Vista, em Fartura, um treinamento sobre estomas. A aula foi ministrada pelo enfermeiro estomaterapeuta Lucas, representante da ConvaTec, especialista no mercado de feridas, sendo direcionada aos enfermeiros da Rede Municipal de Saúde.
Para participar do treinamento, foram convidados alguns dos pacientes ostomizados do município. Os enfermeiros divulgaram que a aula foi bastante produtiva e que os profissionais puderam avaliar os estomas e orientar os moradores quanto aos cuidados diários.
A Coordenadoria de Saúde informou que no município de Fartura há 17 pacientes ostomizados, cadastrados na Rede de Atenção Básica. Todos recebem bolsas de ostomia, mensalmente, fornecidas pelo Departamento Regional de Saúde (DRS) de Bauru, a qual Fartura faz parte.
Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma. Ele pode ser temporário ou permanente, dependendo da necessidade de cada paciente.