A equipe de enfermagem de Sarutaiá (enfermeira Mariana Arcene e auxiliar de enfermagem Prisicila Félix) participaram no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu, do II Encontro Multiprofissional em Estomias. O evento foi voltado para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos e demais profissionais da área da Saúde.
Existem diferentes tipos de estomias. Os três tipos mais comuns são: colostomia, ileostomia e urostomia. Cada procedimento de estomia é efetuado por razões diferentes. Embora haja muitas semelhanças entre essas três estomias, há também diferenças importantes. Colostomia: abertura no intestino grosso para saída de fezes ou urina e fezes. Ileostomia: abertura no intestino delgado (fino) para saída de fezes. Urostomia: um pedaço do intestino delgado é conectado ao ureter para saída de urina; Gastrostomia: comunicação do estômago com o meio exterior; Traqueostomia: procedimento cirúrgico da traqueia com o propósito de estabelecer uma via respiratória, que pode ser definitiva, como acontece nos casos da cirurgia de laringectomia total, ou temporária, que é muito comum nas pessoas que necessitam de intubação orotraqueal prolongada.
“Nós recebemos estes materiais para os tratamentos dos pacientes no município e este curso promovido pela DRS e Unesp foi importante para nós, porque nos ajudará a utilizar as técnicas para melhor atender os moradores de Sarutaiá”, comentou a enfermeira Mariana Arcene que também fez questão de agradecer o apoio da administração municipal na área da saúde.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Saúde