Na manhã de terça-feira, 16 de março, o Ministério Público do Paraná (MP-PR) cumpriu mandados judiciais no âmbito da Operação Expresso, ação que mira envolvidos em esquema bilionário de sonegação fiscal no ramo de comercialização de café em grão, bem como crimes de falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
São cumpridos 220 mandados judiciais, sendo 35 de prisão temporária, 124 de busca e apreensão e 61 de sequestro de bens, nos estados do Paraná, Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.
E uma das prisões, aconteceu na cidade de Carlópolis (PR), onde equipe da Delegacia Regional de Santo Antônio da Platina, composta por investigadores e escrivã, deu cumprimento a mandado de busca e apreensão no centro da cidade, onde foram apreendidos apreendeu uma garrucha calibre 22 e quatro munições do mesmo calibre, além de R$ 427.000,00 em moeda nacional e estrangeira. E o ainda prenderam em flagrante um empresário de 54 anos, ligado ao Grupo 2 Irmãos.
Claudionor Benite, advogado do Grupo 2 Irmãos destacou que a empresa está surpresa com a operação, com auditores das receitas Estadual e Federal nas duas sedes. “Não há e jamais houve, desde 1997 de existência do grupo, nenhum tipo de irregularidade tributária. Estamos tranquilos e reagindo de maneira colaborativa, conscientes de que tudo será esclarecido com transparência e lisura”, afirmou.
(Matéria completa na edição impressa do jornal neste final de semana)