O prefeito de Sarutaiá Isnar Freschi recebeu na última segunda-feira (23) no gabinete da prefeitura, os representantes da empresa multinacional AVIAGEN, o consultor Álvaro Siqueira e o analista Diego Henrique Moreno. A empresa comprou uma propriedade rural no município, onde serão construídos galpões modernos para criação de frangos. A multinacional irá investir na estrutura para o funcionamento do empreendimento cerca de 90 milhões, foi o que ressaltaram o consultor Siqueira e Moreno.
“O grupo comprou a propriedade rural no município, porque atendem as expectativas e logística para criação de frangos de alta qualidade genética para reprodução e cortes. Estamos preparando as terraplenagens para as futuras instalações da estrutura de trabalho. Queremos oferecer oportunidades de emprego aos moradores de Sarutaiá e da região. Segundo os técnicos no prazo de 15 meses, os galpões, laboratórios, sanitários e prédios estarão prontos para iniciarmos os trabalhos”, comentou o consultor Siqueira.
“A Aviagen tem marcado uma história de crescimento e sucesso no país onde a indústria avícola vem alcançando relevância significativa nas últimas décadas, como maior exportador de carne de frango e 2º maior produtor mundial de carne de frango. Para acompanhar uma demanda cada vez maior e ao mesmo tempo fortalecer o suporte aos produtores, a Aviagen vem investindo de forma consistente para aumentar a capacidade de avós e matrizes no país. Novos incubatórios, granjas, fábrica de ração e laboratório foram incorporados ao sistema de produção”, enfatizou o analista Diego Moreno.
Para se ter uma ideia no desenvolvimento da multinacional, em 2019, a Aviagen aumentou sua produção com duas granjas de avós em Capinzal e Caçador (SC), além de um incubatório para produção de matrizes em Carambeí (PR), no Projeto de Expansão 2 (Complexo Sul). Já em 2021, no Projeto de Expansão 3, a Aviagen, em parceria com o Grupo Alvorada, deu início à construção de uma granja de produção de matrizes no Sudoeste do estado de São Paulo, com capacidade anual de 2,1 milhões de matrizes Ross 308 AP. Agora em 2022, a Aviagen irá investir em Sarutaiá, para a construção de uma nova granja de bisavós e produção de avós.
De acordo com o presidente da Aviagen – América Latina, Ivan Pupo Lauandos a Aviagen investirá mais de R$ 250 milhões para aumentar capacidade de produção de matrizes no Brasil. Esses investimentos permitirão um acréscimo de 4 milhões de matrizes por ano na capacidade produtiva da empresa a partir de 2023/2024. “Além daquilo que já investimos, nos Projetos de Expansão anteriores, aprovamos mais este robusto investimento para atender à crescente demanda pelo produto Ross 308 AP não somente no Brasil, mas em toda América do Sul. Isso é resultado da excelente performance em nível de matriz, frango e frigorífico. Essas novas estruturas permitirão à Aviagen seguir seus planos de crescimento contínuo para fornecimento de material genético de ponta”, destaca o presidente Ivan.
O prefeito Isnar agradeceu a presença dos representantes da empresa e enfatizou que a administração dará todo apoio e suporte á empresa. “Sarutaiá irá viver um novo momento na sua história, pois a instalação de uma empresa desde porte além de oferecer trabalho e melhorar a vida dos moradores, também irá gerar divisas que contribuirão com as finanças do município através dos pagamentos de tributos. Estamos à disposição do grupo Aviagen, inclusive para oferecer cursos através do Fundo Social, para preparar a mão de obra local”, concluiu.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região