Dez moradores do município de Fartura viveram momentos especiais e de muita emoção, durante a entrega de certificados do 2º modulo do Curso Básico de Costura, da Escola da Moda e Arte, nesta terça-feira, 7 de junho. A solenidade marcou uma nova etapa na vida dessas famílias, antes sem expectativas, porém, que agora alimentam oportunidades de inserção no mercado de trabalho e de um futuro melhor.
A cerimônia foi realizada na sede do Fundo Social de Solidariedade, onde aconteceram as 60 horas de aulas, na Rua Begônia, 60, Bairro Parque das Flores. Prestigiaram a solenidade, o prefeito Luciano Filé e o presidente do Fundo Social do município, Carlos Magno. Ambos são os idealizadores da retomada do projeto de capacitação profissional em Fartura, projetado em parceria com o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). A vereadora Nathalia Geraldo também acompanhou o evento.
Carlos destacou que o objetivo é proporcionar qualificação e, consequentemente a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para isso, um dos maiores empresários e investidores do ramo têxtil farturense, Marcos Carvalho (Marquinho Padeiro) acompanhou a certificação. Na oportunidade, falou sobre a importância deste projeto para alavancar a economia do município. “Podemos participar de forma direta, com palestras motivacionais; formatura e consequentemente, abrindo as portas do mercado de trabalho a estes trabalhadores”, destaca. Lucimara da Silva Leme, empresária do ramo de roupas finas, fez questão de participar deste importante momento para o município, mostrando o apoio para a continuidade desta ação.
Os formandos possuem qualificação em costura básica; além de técnicas para conserto, ajuste de roupas e customização de peças do vestuário, desde a marcação até acabamento e costuram em tecido malha. “Ver a felicidade dos alunos nos emociona também”, frisa Carlos. Ele lembrou que as máquinas estavam encostadas há muitos anos em uma sala da Chácara Municipal e, foram reformadas para transformar vidas. Fartura recebeu os equipamentos do Fundo Social de São Paulo no ano de 2002.
O chefe do Poder Executivo, Luciano Filé, reforçou que o objetivo da Administração Municipal é gerar oportunidades aos moradores e garantiu que outras qualificações serão oferecidas aos farturenses. “Quero registrar meu agradecimento ao professor Carlos, pela brilhante condução dos trabalhos frente ao Fundo Social”, destacou o prefeito.
A Prefeitura, por meio da Coordenadoria de Indústria, Comércio e Emprego, atua como parceira do projeto, que conta ainda com apoio do Centro Paulo Souza e do Governo do Estado de São Paulo. Fartura deve entregar pelo menos 120 diplomas de capacitação somente em 2022, divididos entre os cursos de Informática e Cabeleireiro, Pedicure e Manicure. “Em breve, será divulgada a abertura das matrículas para as novas capacitações”, salienta o prefeito.
Carlos Magno agradeceu a monitora, Leonilda Cunha (Léo) pela parceria. Estes mesmos alunos formaram-se no dia 17 de maio, no Curso Básico de Costureiro e a maioria já possui propostas para ingressar no mercado de trabalho.