Profissionais da Educação se reuniram virtualmente com a educadora ambiental, Isabela Mendes, quem levará orientações a todos os alunos da rede municipal de ensino
A Prefeitura de Fartura, por meio da Coordenadoria de Educação, firmou parceria com a Cooperativa de Trabalho de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Fartura (Coopera Fartura) para implantação de aulas de Educação Ambiental na rede municipal.
Desta forma, a educadora ambiental da Cooperativa, Isabela Mendes, está promovendo reuniões virtuais com a equipe de professores da rede de ensino farturense, visando esclarecer sobre as atividades, que serão disponibilizadas aos alunos a partir do dia 4 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. As aulas estarão disponíveis na plataforma educacional, que devido à pandemia de Coronavírus, acontecem remotamente.
O primeiro encontro online aconteceu no dia 8 de Abril, com professores de educação infantil. Na sexta-feira, 30 de Abril, houve nova reunião, desta vez, com os coordenadores do ensino infantil e junto à coordenadora pedagógica, Tania Corcóvia. O trabalho, segundo Isabela, deve ser levado para todos os alunos do ensino infantil e fundamental.
As atividades envolverão assuntos ligados ao saneamento básico; como funciona o saneamento em Fartura; coleta seletiva, dentre outros temas. “Até a Semana do Meio Ambiente, pretendemos lançar a programação para que se estenda no decorrer do ano”, frisa Isabela. O objetivo maior, segundo ela, é que a conscientização chegue até a população.
Na próxima quinta-feira, 6 de Abril, um novo encontro virtual acontecerá, com educadores do ensino fundamental. De acordo com Isabela, a parceria para a implantação das aulas de gestão ambiental também envolve a Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente.
“A Educação Ambiental é a ação educativa que contribui para a formação de cidadãos conscientes da preservação do meio ambiente, despertando a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e os tornando aptos a tomar decisões coletivas sobre questões ambientais necessárias para o desenvolvimento de uma sociedade sustentável”, conclui Isabela.