Pensando no bem estar da primeira infância, a Secretaria Municipal da Educação promoveu um encontro entre os educadores e colaboradores com a fonoaudióloga da municipalidade na EMEI
Professora Silvana Naldi Cunha de Lima. A ação ocorreu na quarta-feira (20) e foram abordadas orientações aos educadores, para detectar alguns problemas que envolve a fala das crianças que recebem a alfabetização. De acordo com a Secretária Joyce Rueda a iniciativa visa oferecer uma educação de qualidade para as crianças, bem como buscar parcerias com especialistas, para que os educadores e funcionários tenham o conhecimento de como tratar alguns casos específicos e solicitar o encaminhamento aos profissionais, seja na área da fonoaudiologia, odontologia, psicologia e pediatria.
“Foi um encontro enriquecedor com a fonoaudióloga Daniela Lima, pois ela tratou de temas relacionados ao desenvolvimento de linguagem, percalços no processo de desenvolvimento da linguagem oral e escrita. Queremos oferecer às nossas crianças, um ensino de qualidade com professores capacitados. Inclusive estamos tendo o cuidado de monitorar essas crianças na área da saúde com fonoaudióloga, psicóloga, odontologista, pediatra e dependendo do caso até para neurologista, para realmente cuidar das crianças no sentido de proporcionar a quem precisa, uma educação inclusiva”, comentou a secretaria Joyce.
FONOAUDIÓLOGO
NA ESCOLA
O fonoaudiólogo na escola pode atuar na prevenção e na promoção de saúde. A Fonoaudiologia escolar visa à criação de condições favoráveis e eficazes para que as capacidades de cada um possam ser desenvolvidas ao máximo. O desenvolvimento da criança depende das oportunidades de aprendizagem oferecidas pelo mundo que a cerca. Ao ingressar na escola, a criança transpõe o limiar da família e passa a conviver com pessoas de sua idade, descobre novos valores e vivencia novas experiências.
Para muitas delas, o convívio social proporcionado pela escola oferece possibilidades que a família, muitas vezes, não tem condições de oferecer. A escola é um lugar privilegiado para a aquisição da linguagem, sendo esse o espaço ideal para a atuação primária do fonoaudiólogo. A criança na faixa etária de zero a seis anos se encontra em plena expansão de áreas que contribuirão para aquisições tardias mais complexas, diante disso, atuação do fonoaudiólogo junto às escolas de educação infantil torna-se importante, pois é na pré-escola que as crianças aperfeiçoam a linguagem oral e desenvolvem importantes noções de escrita.
O professor tem papel de destaque no processo ensino-aprendizagem e com uma assessoria fonoaudiológica, que esteja compondo um trabalho de formação continuada, pode ser um forte aliado para a elaboração de estratégias de incentivo das habilidades comunicativas dos alunos e identificação o quanto antes dos desvios apresentados por eles. A postura/atitude do professor tem um peso significativo na produção do fracasso ou sucesso escolar, quanto mais capacitado for o professor, mais aumenta o nível de qualidade no ensino.
Fonte: COMUNIC