A Coordenadoria Municipal de Educação de Sarutaiá em parceria com a ONG ImageMágica e o Instituto CCR proporcionaram aos alunos de quartos e quintos anos um curso de fotografia totalmente gratuito e online envolvendo o direcionamento dos tutores da ONG através de vídeos explicativos, o uso do celular dos alunos e o acompanhamento pontual dos professores da rede municipal.
A ImageMagica é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, sem fins lucrativos, que promove Educação, cultura e saúde por meio da fotografia, criando condições para o pleno desenvolvimento pessoal e social e potencializando nos indivíduos o papel de transformadores da realidade. Os alunos de quartos e quintos anos da EMEF Iracema Marcondes Alcântara estiveram participando de um curso de fotografia juntamente com seus respectivos professores durante o mês de julho e agosto.
O curso foi dividido em dois módulos e abordou questões técnicas para a produção de uma fotografia com qualidade além de que foram lançados aos alunos desafios fotográficos sobre temas de interesse público, baseado nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), lançados pela ONU, a fim de despertar em cada um a possibilidade de usar a linguagem fotográfica como uma ferramenta crítica e de expressão.
As atividades foram realizadas durante todo o mês e finalizadas com êxito. Todo material produzido durante as oficinas online já foi encaminhado para a ONG e serão impressos e transformados em uma linda exposição com o suporte de um PHOTOTRUCK (caminhão móvel de fotografia) em data a ser divulgada. A exposição será construída em formato de lambe-lambe e estará aberta para a visitação de toda a comunidade, aumentando o impacto das fotografias e das mensagens criadas pelos alunos.
“Esse curso chegou num momento bastante difícil, porém trazendo uma oportunidade incrível aos nossos alunos além de muitas aprendizagens. Com pouco recurso e com muita vontade nossa equipe de educadores e educandos foram envolvidos e brevemente seremos agraciados com uma bonita exposição. Essa exposição aguarda ansiosamente trará através das imagens um pouquinho da história de vida de nossos alunos e consequentemente a história de vida de Sarutaiá. Tenho certeza que será um momento encantador a todos, assim como foi a participação durante as oficinas do curso”, explicou a diretora da educação – Elenilda Barrado.
Fonte: COMUNIC
- Sarutaiá
- Região