A Coordenadoria de Educação de Fartura promoveu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, a formação de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADIs), no Anfiteatro “Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto”, na EMEF “Professor Miguel de Góes Vieira.
Na quarta-feira, 26 de janeiro, houve palestra com a supervisora de Educação, Vanessa Nunes Cestaro com o tema: “Acolhimento e rotina do ensino integral”. “Conversei com os profissionais sobre a padronização de documentos da Educação, mostrei uma tabela de rotina que eles preencherão semanalmente nos centros de educação infantil e na complementação”, frisa Vanessa. A supervisora destacou ainda a importância do cargo de auxiliar para a rede e que o foco do trabalho deve ser o aluno. Todos receberam pasta-catálogo para uso no dia-a-dia e mais um kit de material.
Em seguida, foi a vez de Tânia Corcovia, diretora pedagógica, palestrar sobre o tema: “Marcos do desenvolvimento infantil”. Já no dia 27, a nutricionista Ana Carolina Zambom Fogaça falou para os ADIs, abrindo exceção para merendeiras e agentes operacionais participarem e aprenderem sobre a importância da alimentação nas diferentes fases da vida escolar. Logo após, Fernanda dos Santos Mendes, professora do Atendimento Educacional Especializado esclareceu sobre: “Transtornos de comportamento: TEA e TDAH.
No dia 28, Luís Ricardo Leme Barbosa, diretor de escola, palestrou sobre “Inteligência Emocional” e em seguida, Daiane Zambom, secretária, levou até os ADIs, informações sobre: “Vida funcional do colaborador”. Cerca de 60 auxiliares participaram da formação. Dentre as funções desempenhadas por estes profissionais, estão: supervisionar e orientar as crianças quanto a higiene corporal; orientar as crianças quanto aos hábitos alimentares; colaborar no desenvolvimento de atividades recreativas e psicopedagógicas, além de muitas outras.