Rede Municipal de Ensino teve sua estrutura ampliada na gestão 2017/2024
A Rede Municipal de Ensino teve sua estrutura ampliada na gestão 2017/2024. Avaré ganhou três creches e uma escola municipal, que juntas atendem aproximadamente 900 alunos.
Situado no Jardim Presidencial, o Centro de Educação Infantil (CEI) “Professora Nadine Chibani Marques” foi inaugurado em 2019.
Já a escola municipal “Professora Maria Pierina Domiciano Silvestre” abriu as portas em 2022.
O Centro de Educação Infantil (CEI) “Professor Hélio Alves de Oliveira”, localizado no Jardim Paraíso, iniciou os trabalhos em 2023.
Situado no Jardim Dona Laura, o CEI “Professora Martha Cardozo Righi”, por sua vez, entrou em atividade em 2024.
Reformas - Várias escolas passaram por adequação. A antiga escola municipal “Professora Zainy Zequi de Oliveira”, no Bairro Alto, virou creche. O prédio foi todo reformado para receber os pequenos já em 2025.
“Salim Antonio Curiati”, “Maneco Dionísio”, “Carlos Papa”, “Moacyr Parise Correia”, situada no povoado de Barra Grande, e a creche “Dona Bidunga” são algumas das unidades que também foram reformadas na atual gestão.
Qualidade do ensino - A capacitação foi outra marca da Secretaria Municipal de Educação neste que clico que se encerra.
Docentes, servidores e auxiliares de Desenvolvimento Infantil participaram de diversas formações ao longo dos últimos anos.
Tudo com o objetivo de garantir a qualidade do ensino. E os resultados não demoraram a aparecer.
Avaré recebeu a medalha de prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), iniciativa do Ministério da Educação que tem como finalidade superar as dificuldades de aprendizagem impostas pela pandemia do coronavírus.
Outra recente vitória foi a evolução que a cidade registrou no Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), importante indicador federal. Avaré obteve a nota 6,3 em 2023 ante 5,6 registrado em 2021.
Além do investimento em infraestrutura e capacitação, a Prefeitura de Avaré também entregou uniformes aos alunos e adotou materiais didáticos inovadores que auxiliaram no desenvolvimento dos estudantes.
Outra boa notícia foi a abertura de um polo local da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).
A instituição oferece ensino superior gratuito e de qualidade na modalidade Ensino a Distância (EAD).
Inclusão - Outra importante medida foi a ampliação do atendimento do Centro Pedagógico e Administrativo da Educação Especial (CPAEE), órgão ligada à Educação que é responsável pela inclusão de alunos com deficiência.
Psicólogos e técnicos especializados passaram a fazer parte do quadro de funcionários do órgão.
Além de atender mais alunos, o CPAEE investiu em informação, promovendo capacitação para servidores da Educação com o intuito de conscientizar sobre a necessidade de inclusão.
Eventos - Simultaneamente às atividades pedagógicas realizadas em sala de aula, importantes eventos da Educação tiveram continuidade em 2024.
O ano foi encerrado com a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD), parceria com a Polícia Militar (PM).
Quase mil alunos de escolas municipais de Avaré estiveram na solenidade realizada no dia 8 de dezembro no Ginásio “Kim Negrão”.
No mesmo evento foram entregues medalhas do programa Escolinha da PM. Parceria entre a Educação e a corporação, a iniciativa engloba alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Noções sobre cidadania, civismo, símbolos nacionais e respeito ao meio ambiente são alguns temas tratados pelos instrutores da PM junto aos estudantes.