A Prefeitura de Fartura disponibiliza uma área da Garagem Municipal para que as borracharias do município depositem pneus inservíveis. O objetivo é dar destinação ecologicamente correta ao material. Na terça-feira, 14 de fevereiro, a empresa Policarpo Reciclagem de Pneus e Borrachas, fez a coleta de 9 toneladas do material, o que totaliza quase 2 mil pneus de carros, caminhões, caminhonetes, motos e bicicletas.
A Prefeitura informa que este material não pode mais ser reformados, porém, podem ser reciclados para dar origem a novos produtos, como, por exemplo, grama sintética, calçados e outros. Conforme a engenheira ambiental, Nanúbia Barreto, a ação faz parte de uma parceria entre as Coordenadorias de Agricultura e Meio Ambiente, da Saúde, borracharias e a Prefeitura de Taguaí.
A Prefeitura incentiva o descarte adequado deste material, colaborando com a preservação ambiental e as borracharias colaboram com a logística reversa e, consequentemente, com a saúde pública.
Este ano, a equipe da Vigilância Epidemiológica, informou que colaborou com o recolhimento, percorrendo pontos estratégicos para conscientização quanto ao descarte correto dos pneus. O material se torna foco para criadouros do mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, se descartado de forma irregular.
A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente se baseia na Lei Federal número 12.305/2010, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, determinando a responsabilidade do município apenas para resíduos de características domiciliares. Em seu artigo 33, determina que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de pneus são obrigados a estruturar e implementar sistemas de logística reversa, mediante retorno dos produtos após o uso pelo consumidor, de forma independente do serviço público de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.
A Prefeitura considerou sucesso mais essa campanha de coleta e agradeceu a todos os parceiros.
- Fartura