Foi aprovado na sessão da Câmara de segunda-feira, (14) o Projeto de Lei do vereador Hidalgo Freitas (PSD), que estabelece o dia 19 de agosto, como o “Dia do Ciclista” no Calendário Oficial de Avaré e também institui a política de fomento ao ciclismo.
O projeto prevê que a Prefeitura desenvolva e incentive, uma ampla divulgação dos benefícios da utilização da bicicleta para a saúde e lazer, como um meio de locomoção sustentável para o meio ambiente, modalidade esportiva, incentivar a criação de associações, campanhas de trânsito de respeito ao ciclista, criação de ciclovias, além de outras mobilizações pró-ciclismo.
“Esse projeto vai agregar e é de importância ao município, principalmente ao apoio ao ciclismo da nossa cidade com essa política de fomento a ser comemorado no dia 19 de agosto, que é o Dia Nacional do Ciclismo e a Prefeitura incluindo o Dia do Ciclista no calendário oficial do município, podendo desenvolver, incentivar a prática no município. Essa lei é de apoio a todos os adeptos do ciclismo da cidade”, destacou o autor da lei.
O vereador Carlos Wagner (PSD) falou da importância da nova lei. “Essa lei é um incentivo ao esporte, principalmente agora onde tem muitas pessoas que estão procurando um meio de praticar o esporte e o ciclismo é um esporte que remete a infância de muitas pessoas e colabora com a saúde da população”.
Já o vereador Marcelo Ortega (Podemos) destacou que, devido ao aumento dos combustíveis, a bicicleta é uma importante alternativa. “O ciclismo é muito importante também nas ações sociais e que a gente possa, um dia, ter em Avaré uma ciclovia, um ambiente próprio e adequado, aparelhado, para que as bicicletas possam circular, até porque teremos um aumento gigantesco na gasolina e quem sabe a consciência do ciclismo em Avaré invada os corações e que as pessoas possam trabalhar até de bicicleta, pois é saudável”.
Os vereadores Luiz Cláudio Despachante (PSD) e Bel Dadário (PSL) parabenizaram a nova lei que é de grande importante para o município.
Integrantes do grupo Águas de Salsicha acompanharam a votação no plenário do legislativo.
A lei segue para o prefeito Jô Silvestre para ser sancionado.
- Avaré