Durante patrulhamento na Rua Lineu Prestes em Avaré, equipe da Polícia Militar suspeitou da atitude de um pedestre que caminhava sentido Rua Bahia, o qual ao perceber que seria abordado empreendeu fuga e arremessou uma arma de fogo na calçada; após ser acompanhado por alguns quarteirões, ele foi detido, na esquina com a rua Domiciano Santana.
Após ser revistado, não foi localizado nada de ilícito consigo, mas ao retorarem ao local em que o suspeito havia arremessado a arma, foi localizada uma garrucha, da marca Rossi, calibre .22, cromada, de canos paralelos e gatilho duplo.
Quando indagado sobre os fatos, o abordado alegou que havia tentado efetuar um roubo a um bar na Av. Pinheiro Machado, juntamente com um comparsa.
Neste momento, as equipes foram informadas, também por populares, que este abordado e um outro indivíduo realmente haviam participado de uma tentativa de roubo a um estabelecimento comercial (bar). Sendo assim, as informações e características foram retransmitidas via rede rádio e logo após, uma equipe de ROCAM abordou o segundo suspeito, que tinha as mesmas características físicas e vestes informadas, na rua Bastos Cruz, esquina com a rua Santa Catarina e após breve entrevista, confessou a participação no ato criminoso e que havia deixado as vestes utilizadas no delito, blusa de moletom cinza e boné verde pela praça da CAIC, próximo às mesas de carteado.
Diante dos fatos, foi dado voz de prisão em flagrante delito por tentativa de roubo, sendo os criminosos conduzidos à central de flagrantes, onde permaneceram à disposição da justiça aguardando audiência de custódia