Em evento realizado no La Bella, a autora apresenta "Revenge Porn: A Perpetuação da Violência Contra a Mulher na Internet e o Poder Punitivo", obra derivada de sua Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídicas
No domingo, 10 de dezembro, o La Bella recebeu o lançamento do livro "Revenge Porn: A Perpetuação da Violência Contra a Mulher na Internet e o Poder Punitivo", de autoria de Dra. Débora Garcia Duarte, primeira-dama de Fartura. A obra, baseada em sua Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídicas, destaca a temática da pornografia de vingança como um instrumento alarmante de violência contra a mulher. A editora responsável é a Lumen Júris.
A pesquisa desenvolvida pela autora aborda a divulgação não consentida de imagens, relacionando-a à vingança e à violência de gênero. Explora a ótica da violência feminina, criminologia, sistema de justiça penal e a situação atual da vulnerabilidade feminina, questionando se o sistema de justiça vigente é eficaz para transformar a realidade das mulheres e em que medida contribui para a manutenção do patriarcado e da desigualdade de gênero.
A análise política criminológica do livro investiga o papel seletivo do poder judiciário, que muitas vezes reproduz estereótipos. Debora questiona em que medida a justiça atende às vulnerabilidades femininas, especialmente no que diz respeito à liberdade sexual, violada pela exposição não consentida.
Dra. Débora explora a construção do feminino na sociedade, destacando como a era digital ampliou e facilitou o acesso à violência virtual. A obra abrange as legislações aplicáveis à violência contra a mulher e faz referência às ondas do feminismo, atualmente na quarta onda, e à criminologia feminista que considera as questões de gênero.
A autora escolheu detalhar as violências virtuais contra a mulher, com foco na divulgação de conteúdo íntimo, destacando o caráter contínuo dessa violência, que persiste na rede, mesmo após tentativas de exclusão. O livro não apenas apresenta uma análise profunda do fenômeno, mas também busca provocar reflexões e debates sobre como a sociedade e o sistema de justiça podem lidar de maneira mais efetiva com a violência de gênero no ambiente digital.
O livro promete ser uma contribuição valiosa para o entendimento e combate desse problema crescente em nossa sociedade. O link para aquisição da obra é o https://lumenjuris.com.br