Tenho escrito pouco no site Doctoralia.com.br. Uma agenda cheia em todos os lugares, muitas Consultas Online, as Atividades Humanitárias, minha (modesta) Filantropia e as atividades científicas me tomam quase todo o tempo. Muitas vezes essas atividades estão a 3 ou 4 mil km uma da outra.
Mas há perguntas que me chamam a atenção.
Claro que quando respondo NÃO falo do caso específico de quem pergunta, mas tento explicar (de modo genérico) o que é a doença.
Nunca dou tratamentos ou conselhos individuais por aqui. Procuro ensinar fatos sobre as doenças e sei que isso interessa a muitos. Tanto é, que a cada mês milhares de pacientes leem as respostas. Então, minha resposta é genérica e visa apenas EXPLICAR uma doença.
Vamos conversar um pouquinho sobre H. pylori, os problemas que ele causa, e suas soluções.
O H. pylori é o maior causador de úlceras e gastrites, e é causa comum de duodenites. Tem papel importante no câncer de estômago, embora este seja multifatorial.
===O H. pylori é muito comum e atinge metade da população do mundo(!!). São bilhões de pessoas afetadas. Isso mesmo: bilhões(!!).
====Por incrível que possa parecer, a maioria dos pacientes com H. pylori não tem sintomas. É verdade, a maioria dos pacientes nada sente.
=====No caso de úlceras e gastrites pode haver dor abdominal (sintoma mais comum). Geralmente a dor é acima ou em torno do umbigo.
======Há pacientes com náuseas(enjôo) e até vômitos. Muitos tem plenitude (sensação de estômago cheio).
========Alguns pacientes tem saciedade precoce (sentir-se satisfeito logo no início da refeição). Eles nos falam: Doutor, comi um pouquinho, mas parece que comi um boi.
=========Mas só com esses sintomas não é possível diagnosticar se há o H. pylori.
==========O diagnóstico, no Brasil, é feito durante a Endoscopia. A Endoscopia também permite um excelente diagnóstico da situação do esôfago, estômago e duodeno.
===========Há algumas sutilezas para a descoberta do H. pylori pela Endoscopia. Por exemplo, se o paciente estiver em uso de IBPs (como omeprazol, lansoprazol, pantoprazol) o exame poderá ser FALSO-NEGATIVO. Em outras palavras, o H. pylori está lá, mas o exame não detectou.
========== Na minha prática solicito aos pacientes que parem de tomar os IBPs por um tempo antes da Endoscopia. Mas tenho a sorte de ser um Médico que acompanha os pacientes por longo prazo, e conhece bem seus pacientes. Claro que não são todos os locais que agem assim.
Uma outra sutileza do H. pylori é que ele pode se distribuir irregularmente pelo estômago, onde são colhidas as biópsias. Por isso mesmo o ideal é colher em vários lugares do estômago.
============estudos recentes comprovam que pessoas que tem parentes próximos com câncer de estômago estarão fazendo prevenção de câncer se eliminarem o H. pylori. E isso é importante. Mas lembro que o câncer de estômago é multifatorial e que, naturalmente, só uma parcela mínima, ínfima, das pessoas com H. pylori desenvolvem esse câncer.
Assim, mesmo o diagnóstico do H. pylori (algo que parece fácil) tem suas sutilezas que devem ser respeitadas.
O tratamento se faz com pelo menos 2 antibióticos, associados a um IBP (como omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, etc).
O tratamento é eficaz, e os efeitos colaterais são relativamente incomuns, e costumam passar com o prosseguimento do tratamento. Nos raros casos em que a bactéria não é eliminada, usa-se tratamentos de salvamento (ou segunda linha). Apesar do nome desagradável, esses tratamentos são eficazes e costumam eliminar o H. pylori. Esses tratamentos podem ter 3 antibióticos. Nos Estados Unidos, muitas vezes usa-se Bismuto como um dos componentes, medicamento pouco frequente no Brasil.
Consultoria - Prof. Dr. Paulo S Lopes - CRM 56402. Médico Gastroenterologista e endoscopista. Tem 34 anos de experiência. Recebeu Bolsa de Estudos do Governo do Japão para Doutorado na Tokyo Medical University. Fez Pós Graduação nas Universidades de Harvard e Johns Hopkins - Estados Unidos, foi ligado também ao Centro de Prevenção do Câncer da ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE, Nova Iorque. Foi Visiting Scholar em Yale. Tem Títulos de Especialista. O Dr. Paulo recebeu 5 Prêmios no Brasil. Atualmente dedica-se a Atividades Filantrópicas e Humanitárias em SP, PR e Nordeste, além das atividades clínicas.
Muito importante: Estas notas, mesmo acuradas, jamais substituirão a avaliação médica. Nossa recomendação para pessoas com os problemas descritos é de serem ava- liadas por profissionais de sua confiança.Temos apenas o desejo de oferecer orientação, embora genérica.
Ao escrever, colocamos situações hipotéticas, embora comuns. Imaginamos a presença de profissionais e recursos de alto nível.Não conhecemos , contudo, em detalhe a realidade de cada município dos leitores. Quando nos referimos a médico, no masculino, referimo-nos igualmente ás médicas mulheres, só omitidas ali por questão de espaço .As opiniões sobre métodos de atendimento são pessoais, embora embasadas na Literatura Médica Internacio- nal.Ascondutasseopiniões clínicastambémvem daexperiênciapessoal,mas igualmen- te embasadas na Literatura Médica. As figuras são retiradas da Internet.
Não recomendamos diagnósticos ou tratamentos, e muito menos profissionais por esta coluna. A informação, mesmo cientificamente acurada, é genérica e não se aplica a casos individuais. Não queremos substituir a avaliação médica atenta, individualizada e específica.
Por motivos Éticos não opinamos sobre casos individuais muito menos comentamos sobre condutas de outros profissionais.