O coreto da praça Ataliba Leonel, em Piraju, será palco de um encontro de cinco duplas de violeiros que se apresentarão no Viola na Cidade neste domingo (19), evento organizado pela Difusora Web, como contrapartida cultural ao subsídio da Lei Aldir Blanc, do Governo Federal, com apoio do Departamento de Cultura.
O evento destaca a importância da música caipira na cena cultural pirajuense, homenageando a memória do radialista e apresentador, Alceu Marques, que realizava eventos do gênero.
Então das 15 às 17h, no coreto da praça Ataliba Leonel, você tem um encontro da arte musical que melhor representa a tradição e cultura caipira paulista.
AS APRESENTAÇÕES
Duo Silva, de Manduri, com sete anos de estrada, tem Silva Canhoto formando dupla com Juraci, viúva do radialista Alceu Marques, interpretando sucessos sertanejos de Cascatinha e Inhana, Duo Glacial – dos irmãos Miguel e Ana – e outros duos e duplas.
Guaracá e Guarantã formam parceria desde 1980 e já participaram de diversos festivais, encontros e programas de rádio. A dupla de Óleo tem composições próprias e algumas em parceria com autores. Marcílio, o Guaracá, é o organizador do conhecido Festival da Música Sertaneja de Óleo, realizado há mais de 22 anos.
Poderoso Silva e Zeno, com dois anos de formação, vêm de Batista Botelho, distrito de Óleo, para destacar algumas composições da história da música caipira. Zeno é primo da saudosa dupla Zilo e Zalo, de Santa Cruz do Rio Pardo.
De Agudos, a dupla com dois anos de formação, Ronivaldo e Revair, estará em Piraju para lembrar emocionantes momentos da música sertaneja raiz.
Por fim, quem participar do evento gratuito na praça, poderá ouvir e se emocionar com a dupla santa-barbarense Zelão e Silva Canhoto, com 30 anos de formação, interpretando algumas das boas músicas raiz e romântica.
“Não dá para perder”, diz o organizador do evento, Reinaldo Rodrigues, que nesse primeiro encontro de violeiros optou por trazer duplas da região para Piraju e estimular o potencial regional em apresentações de violeiros. “Como contrapartida, priorizei investir um pouco mais e estimular a boa música com destaques regionais, homenageando um grande defensor e difusor da viola caipira em Piraju, o Alceu Marques”, resume.
- Piraju
- Geral