O 8 de março em todo o mundo, é celebrado o Dia Internacional da Mulher, uma data representativa que reconhece as conquistas das mulheres e reafirma o compromisso com a igualdade de gênero.
Este ano, as celebrações assumem um significado ainda mais especial, à medida que as mulheres continuam a avançar em todas as esferas da vida, apesar dos desafios.
Além de celebrar as conquistas, a data também serve para conscientizar sobre questões que afetam as mulheres no mundo todo. Desde a luta contra a violência até a busca por igualdade salarial e representação política, ainda há muito a ser feito para garantir que todas as mulheres tenham acesso ás oportunidades iguais e possam viver suas vidas com dignidade e respeito.
Confira abaixo como as mulheres da região entendem o significado do dia 8 de março.
O 8 de março não é uma data criada pelo comércio, tem uma importância histórica, a coragem que mulheres tiveram em denunciar as condições de trabalho da época e pagaram com suas vidas. Se passaram mais de 100 anos e a luta continua, pois as condições de trabalho e desigualdade salarial entre homem e mulher ainda permanece em muitos lugares, a diferença é que hoje a mulher tem o direito de se expressar.
Rita de Cássia da Cunha Silva (proprietária Harmony Modas)
O dia Internacional da Mulher deve ser visto sempre sob duas óticas. A primeira, como um marco na luta das mulheres pela afirmação de sua dignidade e contra todas as formas de violência e discriminação. Ou seja, a celebração dos direitos que já adquirimos ao longo do tempo através de muita luta. A segunda, para fortalecer a mobilização por igualdade definindo novos rumos, espaços e novas conquistas.
Primeira-dama de Fartura, Dra. Débora Duarte
O dia 8 de março é um dia importantíssimo para lembrarmos de todas as lutas, que nós mulheres, já tivemos para termos voz na sociedade. Direitos trabalhistas e direito ao voto foram algumas das conquistas que conseguimos. De 1857 (trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres) pra cá, tivemos muitos avanços e ainda temos muitos a conquistar. Hoje temos mulheres nos mais diversos setores, sendo o que sonharam ser, quebrando diversos paradigmas sociais. Também não podemos deixar de lembrar-se de todas as mulheres que lutaram pela nossa vida. Mães, avós, tias e irmãs e amigas que, com todo amor e carinho sempre estiveram ao nosso lado para nos dar um “colo” em momentos difíceis. Desejo a todas as mulheres um Feliz Dia Internacional da Mulher.
Primeira-dama de Taguai, Pety Cruz
Ele traz luz às lutas onde mulheres de distintas gerações, corajosamente, conquistaram e ainda hoje conquistam espaços na sociedade, cultura e economia com seu potencial e direito.
Psicopedagoga Tatiana Amaral, proprietária da empresa Descomplica e Brinca - Espaço Psicopedagógico e Casa de Brincar
Ser mulher é desafiar diariamente estatísticas de desigualdade, é lutar por direitos básicos, é resistir em um país onde a violência de gênero persiste. Ser mulher vai além de batons e maquiagem, é resistir contra as amarras de um sistema patriarcal que tenta moldar nossas vidas, nosso jeito de vestir, de ser. Que neste dia de luta, celebremos a força em enfrentar os desafios reais, questionando os mandos e desmandos que perpetuam a desigualdade de gênero. Somos força, resiliência e a busca incessante por uma sociedade mais justa e igualitária. Somos as vozes silenciadas diariamente, somos luta, que sejamos a mudança que queremos ver.
Assistente social em Fartura, Patt Braga
8 de março, data para relembrarmos sempre das nossas lutas, do quanto já fomos oprimidas e ainda somos, da voz que nos calaram e ainda calam, de direitos que nos negavam e ainda negam. Lutamos muito por equidade e respeito. Trabalhamos mais, recebemos menos, chefiamos a maioria dos lares, querem calar nossa voz, somos a maioria da população, temos cotas para sermos eleitas. 8 de março, é para ser lembrado e para continuarmos a nossa luta.
Viviane Furtado, professora e Presidenta do GAMA e do COMTUR
Eu penso sobre a evolução hoje no trabalho, não apenas como mãe e dona de casa, mas como importância no trabalho independência financeira, etc... A mulher é valorizada em vários campos!
Angelina Mello é reflexoterapeuta podal e proprietária do Espaço Mais Cor Por Favor, em Fartura
Esta data é importante, pois reforça o reconhecimento pelo valor e significado da mulher diante suas conquistas, sua força e sua individualidade. Somos mulheres com corpos, histórias e necessidades individuais com suas importâncias e valores. Devemos nos amar acima de tudo!
Fonoaudióloga Fúlvia Murai
O Dia Internacional da Mulher é um marco anual necessário para lembrar cada mulher de que nós temos direitos, temos voz para reivindicar esses direitos e temos o dever de garanti-los e facilitá-los para as próximas gerações.
Pode ser que não tenha sido fácil para as mulheres que vieram antes de nós, nem fácil para nós mesmas, mas pode se tornar para nossas filhas. E como mulher e mãe, quero e devo fazer parte disso.
Isabela Dealis, advogada e doula
Hoje celebramos as mulheres que estão fazendo a diferença em todos os aspectos da vida. mulheres que enfrentam desafios, superam obstáculos e continuam avançando e conquistado seus sonhos!
Maisa Piovesan, cabeleireira
O Dia Internacional da Mulher (8 de março) é importante para reconhecer as nossas conquistas alcançadas e promover a nossa valorização no mercado de trabalho, na saúde e sexualidade.
Jéssica Elizandra é proprietária da MB Sexy Shop, Fartura
O dia 8 de março reforça o reconhecimento pelo valor da mulher por ser forte, guerreira e empreendedora, que está todo dia na luta para suas conquistas. Desejo a você mulher toda à felicidade do mundo e que Deus abençoe sempre!
Valtelia Del Nobile é sócia proprietária da Mil Pés Calçados, em Fartura