O partido Cidadania divulgou na tarde de sexta-feira (18) o afastamento do deputado estadual Fernando Cury de todas as funções da legenda. A decisão aconteceu após o jovem político ser filmado tocando do lado dos seios da deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante uma sessão na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) na quarta-feira (16).
Líderes do Cidadania nas esferas nacional e estadual, Roberto Freire (presidente nacional) e deputado Arnaldo Jardim (presidente estadual do partido) apresentaram na sexta-feira de manhã uma representação contra Fernando Cury ao conselho de ética da sigla. A primeira reunião da comissão estava programada para acontecer à noite.
"Ao decidir pelo afastamento, que vai durar até a conclusão do processo no conselho de ética do Cidadania, o presidente do partido, Roberto Freire, levou em consideração a gravidade do caso e a celeridade do colegiado", informou o partido.
Entre as medidas que podem ser definidas pelo conselho de ética, está uma possível expulsão do deputado da sigla, confirmou Freire.
A deputada Isa Penna disse na sexta-feira (18), durante coletiva de imprensa, que o deputado Fernando Cury estava bêbado ao passar a mão no seio dela durante sessão da Alesp.
A deputada denunciou Cury por decoro parlamentar e pediu a cassação do mandato do deputado ao Conselho de Ética da Assembleia. A denúncia só será analisada em fevereiro, depois do recesso parlamentar, porém Isa Penna está com um abaixo-assinado em suas redes sociais pedindo para que o caso seja avaliado antecipadamente.
No plenário da Alesp na quinta-feira (17), o deputado acusado se pronunciou sobre a denúncia.
"Em primeiro lugar, gostaria de frisar a todos, principalmente as mulheres que estão aqui, que não houve, de forma alguma, da minha parte, a tentativa de assédio, importunação sexual ou qualquer outra coisa ou qualquer outro nome semelhante a esse. Eu nunca fiz isso na minha vida toda. E quero dizer, de forma veemente, inclusive para todas as mulheres que estão aqui, eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo. Se com esse gesto eu a constrangi e ela se sentiu ofendida, peço desculpas”, comentou.
ENTENDA O CASO
O vídeo do episódio foi transmitido ao vivo na quarta-feira (16) pelo canal da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) no YouTube. Nele, a parlamentar aparece conversando com o presidente da Casa, Cauê Macris (PSDB), quando Cury se aproxima da Mesa Diretora e se posiciona atrás da deputada, colocando a mão na lateral de seus seios. Em seguida, Isa empurra o deputado para afastá-lo de seu corpo.
- Política