Por causa do aumento de casos positivos de covid-19 no município de Sarutaiá, o Departamento da Educação no decorrer desta semana tomou algumas medidas para evitar o contágio nas escolas. Os pais foram orientados a evitar que os menores que tenham o registro de familiares com casos positivos em domicílio ou estejam sendo monitorados pela equipe da saúde, que eles não frequentem as aulas presenciais. “É uma medida para proteger as crianças, funcionários e professores nas unidades educacionais. Estamos seguindo todos os protocolos da saúde, com aferição da temperatura dos funcionários e crianças todos os dias, contamos com equipamentos de segurança, porém devemos redobrar a atenção”, comentou a diretora Elenilda Barrado.
Confira as orientações da Educação:
- Apresentou sintomas, comunicar a equipe gestora e se direcionar a Unidade Básica de Saúde para realizar a testagem. Aguardar o resultado em casa para novos passos.
- Testou positivo: permanecer em casa até ser liberado pela equipe médica. Se for possível, continue dando assistência às famílias e aos alunos em home Office.
- Alguém de sua casa testou positivo? Comunicar a equipe gestora e procurar a unidade de Saúde para realizar a testagem (mesmo sem apresentar os sintomas). Aguardar o resultado da testagem em casa. Em caso negativo, poderá retornar ao trabalho desde que autorizado pela equipe médica e de forma que esteja cumprindo “a risca” todas as orientações da equipe de saúde.
- Teve contato com alguém do serviço que testou positivo? Analisar se fez uso de todos os protocolos de segurança ao estar próximo da pessoa. Observar se apresenta algum sintoma e caso afirmativo comunicar a direção e se dirigir a Unidade de Saúde para testagem.
- Recebeu alunos que apresenta algum sintoma diferente? Pedir que a família venha buscar, pois em tempos de incertezas é melhor que receba os devidos cuidados em casa. Justifiquem que não é má vontade, mas sim cuidado e cautela.
Em caso de contaminação quais os procedimentos?
- Avisar as pessoas com quem teve contato nos últimos dias.
- Ficar isolado em casa.
- Não receber visitas
- Separar utensílios para a alimentação. Higienizar sanitário após uso. Fazer uso de máscara mesmo dentro de casa. Ficar em ambiente separado. Álcool em gel com frequência e lavagem das mãos.
Fonte: COMUNIC