A Defesa Civil emitiu um alerta para uma onda de calor que pode causar temperaturas de até 38ºC nos próximos dias em cidades do interior de São Paulo, inclusive na região Sudoeste do Estado.
Segundo o órgão, a previsão aponta que, além do forte calor, a umidade relativa do ar atingirá níveis críticos.
Nos municípios da região de Sorocaba, Bauru e Marília, os termômetros podem bater, até domingo (13), temperaturas entre 35º e 38º. Já cidades próximas a Itapeva o calor deve chegar ao máximo a 35°.
Devido às altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, a Defesa Civil sugere que a população tome algumas medidas. Entre elas:
Hidratação constante
Evitar exposição ao sol
Usar vaporizadores de ambiente ou toalha umedecida
Evitar práticas esportivas entre 13 e 15h
Usar soro fisiológico nos olhos e nas narinas
RECORDE NO ANO
Em Bauru, os termômetros registraram na tarde de quinta-feira (10) a maior temperatura do ano: 37,2ºC, segundo medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A marca anterior era do dia 16 de janeiro, com 35,7°C.
MUDANÇA
Vale destacar que no mês passado, a região Sudoeste do Estado enfrentou uma onda de frio e chuva por mais de uma semana, na qual havia previsão até de geada, o que não aconteceu.
De acordo com a WWF-Brasil (organização da sociedade civil brasileira, apartidária e sem fins lucrativos que trabalha em defesa da vida) as temperaturas altas podem estar relacionadas ao aquecimento global causada de forma natural ou atividades do ser humano.
“Isto se deve principalmente ao aumento das emissões de gases na atmosfera que causam o efeito estufa, principalmente o dióxido de carbono (CO2)”, ressalta a WWF-Brasil. (Com informações do G1)