Taquarituba, Coronel Macedo e Bernardino de Campos (SP) são alguns dos 48 municípios listados pela Defesa Civil com risco de terem focos de incêndio nos próximos dias.
Um comunicado feito pela Defesa Civil do Estado listou cidades da região de Itapetininga (SP) para alerta máximo de risco de incêndios nos próximos dias, nesta quarta-feira (4).
Com umidade baixa, duas das cidades citadas na lista da Defesa Civil foram as protagonista de um incêndio de grande porte que levou quatro dias para ser controlado no fim de agosto, Taquarituba e Coronel Macedo.
Ao todo, 48 cidades foram incluídas na lista de alerta máximo para incêndio, além de Taquarituba e Coronel Macedo, Bernardino de Campos também foi mencionada.
As previsões apontam temperaturas de até 39°C, umidade relativa do ar abaixo de 20%, e ventos fortes. Todos estes fatores favorecem a criação de um ambiente propício para incêndios, especialmente nas regiões norte, noroeste e oeste do estado.
O comunicado da defesa civil ainda informa que medidas de prevenção foram intensificadas, mas que a população deve colabore e ficar em alerta.
Situação de emergência - O Governo do Estado de São Paulo também incluiu Taquarituba,Coronel Macedo e Bernardino de Campos em situação de emergência, devido à quantidade devastadora de incêndios florestais registrada nos últimos dias.
O decreto vale por 180 dias e consta outras 43 cidades. Ele indica que os focos de incêndio "resultaram em graves danos humanos, materiais e ambientais, além de significativos prejuízos econômicos e sociais" nas cidades incluídas no documento.
Incêndio Taquarituba e Coronel Macedo
Os municípios de Taquarituba e Coronel Macedo enfrentaram um incêndio que atingiu aproximadamente 2 mil hectares no fim de agosto.
O fogo começou em área de vegetação no dia 21 de agosto, às 15h30, em uma plantação de pinus. O tempo seco, a velocidade do vento e o tipo de vegetação, fizeram com que o incêndio tomasse proporções gigantescas.
Conforme os Bombeiros, o combate foi desafiador, pois os locais em chamas têm terreno irregular, que dificultaram o acesso dos caminhões. A chuva registrada na tarde do dia 24 ajudou as equipes a colocar fim ao incêndio.
Por g1 Itapetininga e Região