Caso foi notificado à Polícia Ambiental que seguirá com as investigações
No último sábado (27), a equipe da Defesa Civil de Taquarituba foi acionada para combater um incêndio em vegetação rasteira nos fundos de uma propriedade privada às margens da rodovia SP-249, próximo à mata fechada.
Após constatação de que se tratava de uma prática criminosa, mesmo sem identificação dos autores, a Polícia Ambiental foi notificada, e as investigações serão realizadas pelo referido órgão.
O local não possibilita o deslocamento com veículos, e foi necessário o uso de abafadores para o combate. Graças ao empenho da equipe, o incêndio não tomou proporções maiores.
A queimada é crime ambiental, previsto no art. 41 da Lei 9.605/98, podendo gerar multa e prisão. É importante ressaltar que o fogo nunca está sob controle, e o simples ato de queimar folhas no quintal pode resultar em uma grande tragédia.
“No período de estiagem os cuidados devem ser redobrados, não jogando pontas de cigarro em beira de estrada, em hipótese alguma achar que é correto “limpar o terreno” com fogo, pois destrói a fauna e flora, pode causar sérios problemas respiratórios, além do risco das chamas atingirem residências, causando um grande desastre e muitos prejuízos”, comenta o Coordenador da Defesa Civil, Adriano Oliveira.
- Taquarituba