Pacientes Diabéticos podem desenvolver uma Neuropatia Diabética, que nada mais é que uma complicação perigosa do Diabetes. Normalmente, esse tipo de Neuropatia começa pelos pés e pelas pernas. Seus primeiros sinais incluem formigamentos, queimação, dor e alterações na sensibilidade.
Num estágio mais avançado da doença você pode deixar de sentir estímulos nos pés e nas penas. Pequenas lesões e rachaduras da pele podem infeccionar se não forem percebidas, levando ao aparecimento de feridas graves.
Verifique, em intervalos regulares, se há pequenas lesões, bolhas, formação de calos, pontos de pressão ou vermelhidão. Ao examinar os pés, não se esqueça de verificar a pele entre os dedos. Se você notar qualquer alteração, consulte um médico.
Calos e pele muito grossa também podem ser causados por calçados que não estão bem adequados. Não tenha receio de pedir ajuda a parentes e amigos. Se não tiver mobilidade suficiente use um espelho.
Cuidados com os pés:
- Banhar os pés diariamente é ótimo para sua higiene.
- Use um sabonete neutro.
- Após o banho, seque muito bem. Aperte com um toalha, evite esfregar, não se esqueça da pele entre os dedos.
- Depois disso, massageie com um creme hidratante, isso mantém sua elasticidade e evita rachaduras que podem levar à um quadro infeccioso.
- Nunca use tesoura com pontas finas para aparar as unhas.
- Troque de meias diariamente
- Se as unhas estiverem quebradiças ou inflamadas consulte seu médico.
- Proteja do calor excessivo e de condições de frio intenso, pois sua sensibilidade à temperatura pode estar prejudicada.
- Informe o seu podólogo que você tem Diabetes.
Por fim, mantenha sua glicemia controlada e sempre que possível consulte seu médico.
- Fartura
- Colunas