A Prefeitura de Timburi disponibilizou exames oftalmológicos para crianças da Rede Municipal de Ensino. Os menores passaram pelo oftalmo na sexta-feira (27) no sábado (28) com todas as despesas paga pela municipalidade. “Contratamos um especialista para fazer 100 exames, inclusive vamos fazer as doações de 20 óculos aos menores, para evitar problemas nos olhos. As aulas presenciais nas escolas foram retomadas e estamos atentos para oferecer todo o respaldo as famílias e principalmente as crianças”, afirmou o prefeito Silvinho Polo.
O mutirão contempla o atendimento de consultas oftalmológicas com exames de refração e outros procedimentos básicos para que os menores possam sair com uma definição do seu diagnóstico. “A maioria dos casos remete a acuidade visual, necessitando do encaminhamento para uso de óculos. Existem também casos que necessitam de um atendimento mais especializado devido à patologia da vista. Essas anormalidades são detectadas nos exames e posteriormente são encaminhados aos especialistas para realizarem os tratamentos de forma pontual”, comentou a secretária da educação Denise Bagnatori.
Enxergar com qualidade evita que a criança perca o interesse no que está sendo ensinado, e facilita a compreensão e fixação dos conteúdos. Mesmo que elas não saibam se expressar, os pais podem notar alguns comportamentos e hábitos que podem ser indicativos de visão ruim. Pequenos sinais, como a coceira incessante dos olhos, ou a necessidade colar o rosto nos materiais de estudo, são indícios de que a saúde ocular da criança pode estar precisando de uma ajuda especializada.
Apesar de os sinais serem perceptíveis, eles não são um diagnóstico das reais necessidades de visão da criança. Por isso, é importante em cada ano letivo, os menores passarem por uma consulta oftalmológica com um médico especializado, para que ele possa identificar a existência ou evolução de qualquer distúrbio visual. Vale mencionar que além das crianças, os pais que estiveram acompanhando os filhos e relataram algum problema na visão, também foram atendidos.
Fonte: COMUNIC
- Timburi
- Região