Na semana passada a Creche Escola “Profª: Anaclite Adelasir da Silva” realizou exposição em culminância ao “Projeto Meio Ambiente: quem ama cuida”, onde contou com a presença das crianças e professores da rede municipal e particular de ensino do município de Taguaí, para prestigiar o evento.
O projeto teve como objetivo principal desenvolver com as crianças ações e posturas responsáveis diante de problemas ambientais, como desperdício de água, cultivo de pequenas plantas e a reutilização de materiais recicláveis, sensibilizando-as sobre a importância da preservação do meio ambiente, bem como conscientizar e envolver a comunidade local sobre os impactos ambientais.
“O intuito ao trabalhar o projeto com nossos alunos, é fazer das crianças agentes multiplicadores de boas práticas pensando no futuro e num mundo melhor para se viver”, disse a diretora Leila Bueno.
Ao longo do projeto foram desenvolvidas diversas atividades e vivências voltadas para a conscientização do meio ambiente, como a visita à usina de reciclagem, onde as crianças aprenderam sobre a coleta seletiva e a separar o lixo de forma correta; e com os materiais não estruturados, confeccionaram divertidos brinquedos. Também visitaram a Sabesp e a nascente do Rio Fartura, onde aprenderam sobre o tratamento da água e a importância do não desperdício. Visitaram a Chácara Jatobá e aprenderam sobre as plantas e hortaliças, e por meio da parceria com a Casa da Agricultura foi feita uma horta com diversos canteiros, no qual as crianças plantaram verduras, legumes e ervas para fazer chás.
“Essas vivências e experiências são enriquecedoras para o desenvolvimento integral da criança. A aprendizagem de forma lúdica se torna prazerosa em assuntos importantíssimos, como a preservação do Meio Ambiente. Se queremos viver em um mundo melhor, temos que conscientizar nossas crianças, pois elas são o nosso futuro.”, complementou a coordenadora pedagógica Francielle Aparecida Palma.
Em parceria com a coordenadoria de meio ambiente, foi feito uma horta na escola e foi distribídas mudas de árvores e bags (sacos de reciclagem), além disso, os profissionais capacitados conversaram com as crianças e professores sobre a importância da reciclagem, cuidado com as árvores e animais de estimação.
Foram expostos os trabalhos feitos pelos alunos e as fotos dos passeios realizados. Em parceria com a Ong Arca de Noé, foram disponibilizados três filhotes de cachorros para a adoção responsável, onde todos foram adotados por famílias dos alunos da escola. Também esteve presente na exposição, a equipe da coordenadoria do meio ambiente, que explicou sobre a importância de separar o lixo para as crianças, professores e visitantes, e forneceram mudas e sacos de reciclagem para a comunidade local.
A direção da escola agradece ao prefeito Éder, a coordenadoria municipal da educação, a coordenadoria municipal do meio ambiente e todos os parceiros e colaboradores que apoiaram na idealização desse Projeto.
- Taguaí
- Geral