Um novo grupo prioritário já pode ser vacinado com a vacina bivalente contra a Covid-19 em Fartura. Trata-se dos moradores com mais de 12 anos que possuem comorbidades. Também podem procurar pelo imunizante idosos com mais de 60 anos, pessoas imunocomprometidas, funcionários e pessoas que vivem em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos e quilombolas, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas, funcionários do sistema de privação de liberdade, gestantes e puérperas e trabalhadores da saúde.
Todos devem ir à Unidade de Saúde de referência, das 7h às 17h, com documento e comprovante da última imunização contra a Covid. As doses bivalentes da Pfizer oferecem proteção contra a variante original do vírus causador da covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante de preocupação no momento. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já atestou a segurança das doses disponíveis no Brasil.
O Ministério da Saúde reforça a necessidade de vacinação para proteger contra as formas graves da Covid-19, que matou quase 700 mil pessoas no Brasil desde o início da pandemia, em 2020.
- Saúde