Equipe trabalhou o tema conscientizando os pacientes da rede básica; hanseníase é uma doença causada por uma microbactéria, que geralmente demora anos para se manifestar e apresentar sintomas
O último domingo de janeiro é dedicado ao Dia Mundial da Luta Contra a Hanseníase. A data, que este ano caiu no dia 29, foi criada para mobilizar a sociedade em torno da doença, antigamente conhecida como lepra. A Campanha é conhecida como “Janeiro Roxo”.
A Coordenadoria de Saúde de Fartura promoveu de 23 a 27 de janeiro, uma semana de conscientização, para que a população em geral tivesse acesso a informações que muitas vezes passam despercebidas e conscientiza a todos sobre a importância de ficar atento aos sintomas.
A equipe fez várias ações como: busca ativa de casos em pacientes que passaram pela unidade; divulgação sobre sinais e sintomas da doença; distribuição de material educativo e capacitação entre as equipes sobre sinais e sintomas da doença. As enfermeiras Marilisa Garcia e Larissa Almeida orientaram os pacientes durante a pré-consulta.
A hanseníase é uma doença causada por uma microbactéria, que geralmente demora anos para se manifestar e apresentar sintomas. A doença acomete primariamente os nervos, causando perda de sensibilidade na pele, mas evolui com manchas que podem ser claras, avermelhadas ou escurecidas. Essas manchas podem também apresentar relevo de acordo com a evolução do quadro.