A Coordenadoria Municipal de Saúde de Taguaí, por meio do programa estadual DST/Aids, realizou nesta semana a campanha “Fique Sabendo 2024”.
Neste período de 2 a 6 de dezembro, foram realizados testes rápidos e gratuitos de HIV e Sífilis em unidades básicas de saúde, praças municipais, escolas e confecções.
A campanha objetivou promover o acesso à testagem e ao diagnóstico de HIV e Sífilis, viabilizando tratamento precoce nos serviços de saúde, além de reforçar as medidas de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Foram realizados 302 testes rápidos de HIV e Sífilis.
“Anualmente, reforçamos o compromisso com a luta contra o preconceito e a desinformação com relação ao HIV/AIDS e, também, as demais infecções sexualmente transmissíveis. No Dezembro Vermelho, também lembramos o quanto é importante que as pessoas busquem pelos testes e ampliamos a oferta. Tanto o HIV como a Sífilis podem não apresentar sintomas e a pessoa podem não saber que adquiriram. Quanto mais cedo iniciar o acompanhamento, mais qualidade de vida o paciente terá”, destacou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Fabiola.
A campanha “Fique Sabendo” acontece em dezembro, porém as pessoas podem procurar as unidades de saúde para o teste rápido durante todo o ano.
- Taguaí