Durante o 36º Congresso do Cosems/SP no início de março, a Coordenadoria Municipal da Saúde de Taguaí foi premiada na categoria “Atenção Básica”, com o projeto Horta comunitária: intersetoriedade como ferramenta de inclusão e qualidade de vida.
O prefeito Edinho Fundão parabenizou as equipes envolvidas e os voluntários Alfredo de Mello da ESF Jardim Primavera, José Pereira de Lima da ESF Vila Clementina, Adir Felipe de Souza e Eliane Aparecida de Souza, que tanto se dedicaram nos cuidados e cultivo das hortas comunitárias.
O projeto está aliado à proposta de conscientização e educação ambiental, visando a práticas saudáveis e sustentáveis pautadas nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O 36º Congresso do Cosems/SP foi palco da 19ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios Paulistas. Lembrando que ao todo, 1.496 trabalhos, de 105 municípios, foram inscritos em 2023.
Vale salientar que é o sétimo prêmio conquistado pelo setor de Saúde de Taguaí.
SOBRE O PROJETO
O manejo da horta contribui diretamente para a melhoria da saúde dos usuários, ao passo que estimula a atividade física e a saúde mental, funcionando como uma terapia, bem como a alimentação saudável, além do desenvolvimento sustentável.
O início do projeto da implantação de hortas em unidade de saúde surgiu em 2019 com a equipe da ESF Vila Clementina, a partir do desejo dos profissionais de saúde da ESF de transformar o amplo espaço externo – inutilizado na época – em local útil e benéfico à população.
Foi então que veio a ideia de construir nessa área uma horta comunitária, projeto que foi alavancado com a participação dos funcionários da unidade, da Coordenadoria Municipal de Saúde, Coordenadoria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, voluntários da área de abrangência e Prefeitura Municipal.
Visto o sucesso e o retorno social e de saúde para população, mais duas hortas foram implantadas na ESF Jardim Ypes e a última na ESF Jardim Primavera.
Até hoje, são os usuários das ESF´s que participam de todo o processo de cultivo, da escolha das espécies plantadas até a colheita, bem como da divisão dos alimentos entre os participantes e toda comunidade local.
Frequentemente as hortas recebem as visitas de crianças das escolas e outros grupos que tem a oportunidade de participar do plantio e colheita de hortaliças, temperos e plantas medicinais.
- Taguaí
- Saúde