De acordo com o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, a queda brusca de temperatura prejudicou e "queimou", culturas como: café, feijão, banana, braquiária, entre outras
A Coordenadoria de Agricultura e Meio Ambiente de Fartura informou que, em decorrência das geadas dos últimos dias, houve grande prejuízo no cenário agrícola do município. O órgão se coloca à disposição dos pequenos produtores farturenses, principalmente aos afetados pelas baixas temperaturas.
De acordo com o engenheiro agrônomo, Bruno Henrique Pilegi, a queda brusca de temperatura prejudicou e "queimou", culturas como: café, feijão, banana, braquiária, entre outras. “Em algumas regiões do município, o fenômeno não foi tão severo e, desta forma, as plantas têm grandes chances de se recuperar e continuar o ciclo de crescimento”, informa Bruno. Segundo ele, nas lavouras com plantio recente da cultura, infelizmente, a perda foi total.
A Coordenadoria informa que são poucas as medidas preventivas para que o produtor rural escape de receber e de sofrer com os prejuízos da geada. Bruno destacou que há alguns meios para isso, como molhar a área foliar antes do sol nascer, já que a queima das folhas só acontece quando há o choque dos raios de calor com o gelo. “Infelizmente, não são todos os produtores que têm essa possibilidade, com água e materiais para promover esse banho nas folhas”, frisa.
Já os cultivos em proteção, em estufas, não são afetados. Escapam também do prejuízo culturas extremamente resistentes a baixas temperaturas, como por exemplo: aveia, trigo, entre outros. A Coordenadoria de Agricultura está localizada na Chácara Municipal, sendo o telefone para contato o (14) 3382-1792.