A Coordenadoria dos Direitos da Mulher de Fartura promoveu na noite de quarta-feira (07), nas dependências da Escola Municipal Miguel de Góes Vieira, uma capacitação aos funcionários e proprietários de estabelecimentos do município que tenham atividade noturna nos segmentos como bares, restaurantes, hotéis, casas de shows, casas de eventos e similares.
O assunto tratado foi a implantação do protocolo “Não Se Cale”, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, a partir da Secretaria Estadual da Mulher, que criou políticas públicas visando a segurança e o combate da violência contra a mulher em espaços de lazer.
Dos 23 estabelecimentos convocados, 15 estiveram presentes, representados por seus proprietários ou funcionários.
A abertura do evento ficou sob o comando da primeira-dama, Dra. Débora Garcia Duarte, que explanou sobre a importância da ação no período que antecede a celebração do carnaval, de modo a quebrar o estigma de que é um período totalmente liberal, sem regras e limites a serem respeitados. Ainda, abordou a importância de todas as mulheres se sentirem seguras e respeitadas nos espaços de lazer, o que é facilitado quando há uma equipe capacitada e acolhedora dentro dos espaços.
Na sequência, a coordenadora Sandy Reis discorreu sobre as Leis Estaduais nº 17.621 e 17.635, ambas de 2023, que deram origem ao protocolo Não Se Cale. Também foram sanadas as dúvidas em relação à aplicação do protocolo e seu alcance, bem como sobre quais medidas de auxílio às vítimas adotar e fiscalização dos estabelecimentos, função atribuída ao Procon.
Ao final, a plateia participou ativamente, tirando dúvidas e expondo suas considerações. A Coordenadoria da Mulher agradece a participação de todos e reafirma seu compromisso de trabalhar para Fartura ser um município seguro para todas as mulheres, respeitando seus espaços e suas vozes.
- Fartura
- Geral