No site www.turismo.fartura.sp.gov.br tem todas informações turísticas, como: onde ficar, onde comer, passeios, rotas de cicloturismo e muito mais
O coordenador de Turismo, André Bertoni concedeu uma entrevista exclusiva para o jornal Sudoeste do Estado, onde ressaltou as principais conquistas do setor.
Ele faz uma menção ao site recém-criado, o www.turismo.fartura.sp.gov.br, onde tem diversas informações para os turistas, como: onde ficar, onde comer, passeios, rotas de cicloturismo e muito mais.
Uma importante conquista, e que possibilita esse salto do setor, é o valor de orçamento que subiu de cerca de R$ 200 mil, para mais de R$ 2 milhões, isso graças ao empenho de Bertoni. “Esse valor muitas estâncias turísticas não arrecadam, e a gente nem MIT (Município de Interesse Turístico) ainda é. Por isso, digo que é algo de muito destaque”, explica.
Mas em termos de um local turístico, sem dúvidas o “Mirante do Mazeto” é a maior conquista até esse pouco mais de um ano de gestão do coordenador.
“O Mirante Mazeto personifica a realidade do turismo farturense, após 50 anos do represamento do rio Itararé, finalmente temos nosso primeiro atrativo turístico com vista para esse mar de Angradoce”, frisa Bertoni.
O local conta com um deck de madeira que representa o comprometimento de Fartura com o Turismo, pois é fruto de uma parceria inédita entre o proprietário da área, o poder público e a iniciativa privada. São 28 patrocinadores que tornaram esse sonho possível, um feito inédito, mérito do povo farturense.
“Esses primeiros 15 meses à frente da pasta do Turismo foram repletos de satisfação e realização, tivemos que nos adaptar dentro de um orçamento que não contemplava o Turismo, enfrentamos o pior momento da pandemia, mas vencemos, o turismo venceu! É Farturismo! Obrigado ao prefeito Luciano Filé, pelo apoio, por acreditar em meu trabalho e me proporcionar essa satisfação indescritível em poder ajudar nosso povo. Muito ainda está por acontecer”, ressalta.
CAMPING MUNICIPAL
O coordenador destaca ainda que a administração retomará as atividades no Camping Balneário Municipal, que há muitos anos está abandonado.
“Já realizamos o processo licitatório e contratamos a empresa que já elaborou os projetos para a instalação de uma tirolesa e de um circuito de arvorismo. Também já foram adquiridos 12 conjuntos de mesinhas de concreto com banquetas e churrasqueiras, além de 15 bancos de concreto para a revitalização da área de lazer e graças ao nosso trabalho, fomos contemplados pela Secretário de Turismo de São Paulo com uma estrutura náutica que compreende um deck de madeira com pergolados, um deck mirante e uma passarela flutuante que conduz a um píer para embarcações que ficará cerca de 200 metros dentro d’água”, explica.
Enfim, os farturenses terão novamente um local municipal de lazer na beira da represa.
PROJETOS EM ANDAMENTO
O primeiro programa implantado foi o Cadfartur, por meio dele, está sendo realizado o levantamento dos artesãos, dos produtores de alimentos artesanais, dos proprietários rurais, além de outras pessoas que atuam em segmentos relacionados direta ou indiretamente ao turismo.
O segundo programa foi o “Rotas de Cicloturismo”. “Com o apoio dos ciclistas locais, mapeamos centenas de quilômetros de estradas rurais dos bairros Guaiuvira, Bortotti, Bananal, Barreiro, Lageado, Jacutinga, Barra Mansa, Barra Grande, Pinheirinho, Barra Seca, Três Saltos, Linda Paisagem e Passa Quatro. O fruto desse trabalho resultou em 10 rotas, que percorrem essas paisagens exuberantes, recheadas de história e tradição, todas com ponto de hidratação, passando por capelas rurais” conta Bertoni, que completa dizendo que agora está na fase de sinalização dessas rotas, pois já foram adquiridos os materiais para a confecção das placas.
O terceiro programa foi o “Pesca Esportiva”. “Identificamos um enorme potencial de geração de renda por meio da pesca ao tucunaré, para que esse potencial possa ser explorado estamos investindo na capacitação de condutores de pesca e na regulamentação da pesca predatória em território farturense. Iniciamos o treinamento e atualmente são 67 pessoas registadas na CTur recebendo instruções de empreendedorismo, primeiros socorros e meio ambiente local. Também estabelecemos uma parceria com a Marinha do Brasil, Capitania dos Portos de Barra Bonita, que aplicará o curso final que será de Marinheiro Fluvial Auxiliar que habilitará nossos condutores a exercerem a atividade de condutor de pesca esportiva de forma remunerada. Iniciamos o levantamento dos proprietários de ranchos interessados em alugar, oferecer hospedagem ou prestar serviços relacionados a pesca esportiva”, detalha o coordenador.
O quarto programa é o “Resgate do Turismo na Área da Ponte. “O primeiro passo foi a criação da “Rota Turística do Por do Sol (SP249)”, que vai da divisa com Taguaí até a divisa com Carlópolis. Em seguida transformamos o antigo camping em Balneário Municipal, já realizamos o processo licitatório e contratamos a empresa que já elaborou os projetos citados em tópico acima”, diz.
E o quinto programa é o “Programa Farturense de Fomento e Apoio ao Turismo”, sendo este pioneiro e que recebeu elogios de representantes da Setur-SP, pois permite a parceria entre os proprietários de áreas, o Poder Público e a iniciativa privada, para a instalação de equipamentos turísticos. A primeira fase resultou em dois atrativos: o Mirante das Irmãs da Divina Vontade, em construção e o Mirante Mazeto, inaugurado em fevereiro.
MELHORIAS NA ESTRUTURA
“Quando fui convidado pelo prefeito Luciano Filé para assumir o Turismo Municipal, me senti honrado e agradecido pela oportunidade, apresentei ao Filé um projeto de desenvolvimento turístico e juntos estabelecemos um plano de ação. E hoje, 15 meses depois, meu sentimento é de realização, com o apoio da comunidade e a confiança do Filé, mudamos a realidade do turismo farturense. Nossa primeira conquista foi a estruturação do setor administrativo, formando uma equipe com seis colaboradores, sede própria, computadores, veículos e barcos. Realizamos o mapeamento das atividades existentes no município, esse levantamento propiciou a elaboração de um mapa da atividade turística, facilitando o desenvolvimento de políticas públicas”, conclui.