De acordo com a organização, mais de 100 foguetes e 40 satélites serão lançados em Tatuí (SP) por estudantes, professores, cientistas e entusiastas da ciência aeroespacial durante os três dias de evento.
Milhares de "rocketeers" - ou "fogueteiros" em português - , vindos de diversas cidades do Brasil e do mundo, participam de um evento de lançamento de foguetes em Tatuí, no interior de São Paulo. O evento começa nesta sexta-feira (25) e segue até domingo (27), no "Cabo Canavial".
Esta é a terceira vez que o município recebe a competição, que voltou a receber o público após a pandemia da Covid-19.
O evento é realizado em uma fazenda de gramicultura. O espaço foi chamado pelos organizadores de "Cabo Canavial", em referência ao Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, local de lançamento de foguetes. O local em Tatuí foi escolhido por conta do grande espaço, com plantio de cana-de-açúcar ao redor da área operacional.
De acordo com a organização, mais de 100 foguetes e 40 satélites serão lançados por estudantes, professores, cientistas e entusiastas da ciência aeroespacial durante os três dias de evento.
A competição tem três categorias: 500 metros, um e três quilômetros de altitude. Os foguetes, explica o engenheiro Bruno Costa, são construídos de diversos materiais, como fibra de carbono, vidro, além de partes metálicas e até computador de bordo.
"[O computador de bordo] é responsável por enviar informação para o sistema de paraquedas abrir, então o foguete tem que chegar a essa altitude e disparar um paraquedas para ele cair em segurança no solo", complementa o "rocketeer".
Além de participantes brasileiros, a competição deve receber equipes da Índia, México, Peru, Rússia e Singapura.
Tatuí foi escolhida para sediar o evento por seis fatores que contribuem com o lançamento dos foguetes e satélites, explica a organização:
Segurança: O Cabo Canavial possui condições para todo o gerenciamento de riscos;
Condições do terreno: Mais de 10 quilômetros quadrados de grama;
Localização: A 143 quilômetros da capital paulista, em uma viagem de aproximadamente 1h50min;
Espaço Aéreo: Coordenação simples e segura com a Força Aérea Brasileira (FAB);
Clima: Desde 2019, mais de 30 lançamentos foram feitos sem intempéries climáticas;
Infraestrutura: Hotéis, pousadas e restaurantes que comportam a demanda dos participantes e visitantes.
Informações: g1 Itapetininga e Região