Além de 185 casos, município registrou duas mortes em decorrência da doença. As vítimas são duas idosas, uma de 76 e outra 79 anos.
Em meio a um surto de casos de dengue, a Secretaria de Saúde de Barão de Antonina (SP) emitiu um alerta pedindo para que a população fique atenta à proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da doença.
Ao longo deste ano, a cidade registrou 185 casos de dengue, sendo 139 somente no mês de abril. O número representa um aumento de 96% em relação ao ano de 2022 e é equivalente a 5,24% da população do município, estimada em 3,5 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE).
Além dos infectados, durante o mês de março, Barão de Antonina registrou duas mortes em decorrência da doença. As vítimas são duas idosas, uma de 79 e outra de 76 anos.
Diante da gravidade, a prefeitura informou que intensificou as ações para inibir possíveis criadouros do Aedes aegypti, também transmissor do vírus da Zika e chikungunya. Além disso, o município contratou novos funcionários da saúde para reforçar o atendimento médico aos pacientes infectados.
"O município vem adotando ações de intensificação no controle e combate do mosquito, com ações intersetoriais, bem como, a contratação de empresa para realizar o controle de criadouros e nebulização. Realizou também aquisição de testes para garantir o diagnóstico rápido, está contratando profissionais de saúde para suprir o aumento da demanda de pacientes nos estabelecimentos de saúde do município", afirmou o secretário da saúde, Rodrigo Dabkowski.
Informações: g1 Itapetininga e Região