Na quarta-feira, 10 de novembro, o Colégio Educacional de Fartura (Cefar), do Sistema Anglo de Ensino realizou sua II Feira de Robótica, com alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental, do 1º ao 7º ano.
A Educação Infantil apresentou os projetos: Fazendinha, Zoológico e Máquinas usadas num canteiro de obras.
O 1º ano trabalhou o mecanismo de um ventilador.
O 2º ano mostrou o teleférico e suas engrenagens.
Já o 3º ano, trabalhou o carro limpador e a separação correta do lixo.
O 4º ano construiu uma roda gigante com toda sua engrenagem e também as construções feitas em casa, no período remoto.
Os alunos do 5º ano, desenvolveram o projeto do Helicóptero com muita engrenagem e programação correta para o seu funcionamento.
Já o 6º e 7º anos, trabalharam com muita programação e fizeram funcionar os projetos: - Pluviômetro; - Esteira seletora; - Robô com lagartas e sensor ultrassônico; - Robô socorro; - Projetos eletrônicos trabalhando as várias fontes de energia e circuitos eletrônicos.
A Robótica está no Cefar e desenvolve o pensamento computacional, permitindo aprendizagem ativa ao possibilitar que os alunos trabalhem problemas reais e currículo de forma colaborativa e com empatia.
Todos os projetos fazem ligações dos conteúdos aprendidos dentro da sala de aula com conceitos de Robótica, eletrônica e programação de forma lúdica. Os alunos compreendem como as coisas funcionam, permitindo a interação do virtual com o real, colocando-os atuantes do processo de produção.
“Foi um momento rico de interação entre escola e famílias, neste pós-pandemia. Agradecemos todos pela colaboração e presenças, o que muito nos anima a trabalhar com Educação”, destaca a equipe do Cefar.
- Fartura
- Geral