Na última sexta-feira, 22 de novembro, a Ceripa (Cooperativa de Eletrificação Rural de Itaí-Paranapanema-Avaré Ltda) comemorou 60 anos de uma trajetória marcada por conquistas, desenvolvimento e impacto positivo na região. O evento reuniu autoridades locais, cooperados do agronegócio e convidados ilustres em uma noite de celebração e homenagens.
A abertura da cerimônia foi conduzida por Rodrigo Costa. O presidente da Ceripa, Peter Johannes Beckers, em seu discurso, agradeceu a todos os presentes e destacou a importância histórica da cooperativa.
“Este é um momento de orgulho e gratidão. A história da Ceripa é a história de todos nós, construída com muito trabalho, dedicação e união. Parabéns a todos que contribuíram para chegarmos até aqui,” enfatizou Sr. João.
Em seguida, o Sr. Hugo Ferraz da Silveira emocionou o público ao falar sobre sua longa trajetória com a cooperativa e sua relevância para a região.
“A Ceripa é um presente para mim. Entrei na cooperativa há 58 anos, quando ela era pequena. Hoje, estamos em 11 municípios e atendemos 16 mil consumidores na região. Somos o celeiro do estado de São Paulo graças à Ceripa. Essa história é nossa, de progresso e realização,” declarou Cláudio.
Outro depoimento importante foi do Sr. Cláudio Albuquerque, que destacou a transformação gerada pela Ceripa desde sua fundação.
“A Ceripa representa parte da minha vida, pois já estou aqui há 41 anos. Ela veio para revolucionar a nossa região, principalmente na época em que foi fundada, em 1964, porque não havia energia elétrica para ninguém. Foi através dos cooperados da Ceripa que a energia foi levada para toda a região, sendo fundamental para o desenvolvimento. Hoje, é uma das maiores cooperativas do Brasil e atende toda a nossa área, levando energia para o turismo, a indústria e, principalmente, para a agricultura, onde 75% da nossa carga ligada está relacionada à irrigação. Graças à Ceripa, temos progresso na nossa região. Já prevendo o futuro, estamos construindo uma subestação que garantirá energia pelos próximos 30 ou 40 anos”, disse Cláudio.
Outro momento marcante foi a entrega de placas de agradecimento ao Sr. Diniz, ao Sr. Luiz Carlos Motta e ao Sr. Giriboni, reconhecidos por suas contribuições fundamentais para a história e o crescimento da cooperativa.
O prefeito reeleito de Itaí, José Ramiro, destacou a importância da Ceripa para a região.
“São 60 anos de pessoas visionárias, que assumiram o cooperativismo como meio de crescimento e desenvolvimento para nossa região. Como prefeito, digo que sou privilegiado por ter a Ceripa, uma grande cooperativa que nos lidera,” afirmou José Ramiro.
Marcelo Ortega, vereador de Avaré, também prestou homenagem, enfatizando o papel da Ceripa na eletrificação rural e no desenvolvimento econômico
“Celebramos uma história de tradição e trabalho. A Ceripa levou energia para todos na área rural, incluindo a represa de Avaré, Itaí e Paranapanema. Ela cumpre o papel de impulsionar a economia por meio da energia elétrica, e temos grande orgulho de participar deste evento,” disse Marcelo Ortega.
O deputado Edson Giriboni também participou das comemorações e destacou o impacto histórico da cooperativa:
“Comemoramos o sucesso da Ceripa, tudo o que ela fez pelos cooperados. Sessenta anos de uma longa história. No início, a eletrificação era um sonho; hoje, tudo depende da energia elétrica,” afirmou Giriboni.
A celebração reforçou o papel essencial da Ceripa na transformação social e econômica da região ao longo de seis décadas, com uma visão sólida de futuro para os próximos anos.
Uma história de sucesso e progresso
Fundada em 20 de novembro de 1964, a Ceripa nasceu com a união de 158 agricultores, que deram início a um movimento cooperativista que transformaria a vida no campo. Desde então, a cooperativa vem impulsionando o desenvolvimento da agricultura, do agronegócio, do turismo e, acima de tudo, melhorando a qualidade de vida dos moradores da região.
Atualmente, a Ceripa atende um cinturão de alta produtividade na maior área de plantio irrigado do Estado de São Paulo, abrangendo os municípios de Itaí, Paranapanema e Avaré. Sua atuação tem sido vital para o avanço tecnológico e econômico dessas localidades.
Em abril de 2008, a Ceripa foi homologada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) como permissionária para a prestação de serviços públicos de distribuição de energia elétrica. A partir de 12 de junho do mesmo ano, iniciou a gestão como permissionária, operando dentro das normas técnicas e garantindo eficiência, confiabilidade e regularidade no fornecimento de energia elétrica.
Ao longo de seis décadas, a Ceripa consolidou-se como um pilar para o desenvolvimento regional, reafirmando seu compromisso com o progresso sustentável e a qualidade de vida de seus cooperados e consumidores. A celebração dos 60 anos foi não apenas um marco histórico, mas também um momento de reafirmar a força do cooperativismo para os desafios do futuro.
A Ceripa representa parte da minha vida, pois já estou aqui há 41 anos. A Ceripa veio para revolucionar a nossa região, principalmente na época que ela foi fundada em 64, porque não tinha energia elétrica para ninguém, e através dos cooperados da Ceripa a energia foi levada para toda a região, sendo fundamental para o desenvolvimento da região. Hoje ela é uma das maiores cooperativas do Brasil e atende toda a nossa região, levando energia para todas as áreas, atendendo turismo, a indústria e principalmente a agricultura onde 75% da nossa carga ligada é relativo a irrigação, se tornando fundamental. Graças a Ceripa que temos o progresso aqui na nossa região. Já prevendo o futuro, nos estamos construindo uma subestação, que garantira energia pelos próximos 30, 40 anos.
- Avaré